Casa Maria Capanema é reaberta e abrigará Centro de Convivência Caminho da Esperança. Veja imagens

São quase duzentos anos de história. A casa de paredes brancas e janelas azuis chama a atenção por quem passa pela Rua Joaquim Peregrino, no bairro Xavier Capanema. O casarão foi construído estrategicamente no caminho de Pitangui, na época um polo regional. A casa ficou conhecida como Maria Capanema em homenagem à sua última moradora, filha e herdeira de Gustavo Xavier Capanema. Ela foi tabeliã e professora, faleceu em 2001.

O imóvel de estilo arquitetônico foi provavelmente erguido entre 1850 e 1860 e sobreviveu da época colonial. É o único prédio privado tombado pelo Município que o adquiriu para ser implantado nele o Centro de Referência em Educação (CRE). A inauguração aconteceu no dia 21 de setembro de 2006, mas antes, em 2003, foi tombado pelo Patrimônio Cultural Municipal.

Após o CER retornar para a Secretaria Municipal de Educação, o prédio passou a abrigar o Departamento de Vigilância Sanitária que foi transferido para o imóvel do antigo Pronto Atendimento Municipal José Porfírio de Oliveira no bairro Senador Valadares e mais recentemente para o prédio que abrigava a Unincor no bairro João Paulo II.

Pela necessidade de manter o imóvel centenário, a Secretaria Municipal de Cultura e Comunicação Institucional, por meio do Fundo Municipal de Cultura, iniciou no dia 2 de agosto de 2018 a reforma do prédio.

Com investimento de R$ 81.658,16 o piso e as paredes foram restauradas e o imóvel ganhou nova pintura. Além disso, o assoalho de madeira foi trocado e parte do porão e hidráulica puderam ser preservados.

Nesta quinta-feira, 27 de junho, a Casa Maria Capanema foi reinaugurada após a reforma e enfim entregue à população. Inicialmente cogitou-se a possibilidade do local abrigar a Casa dos Conselhos que funciona no Centro da cidade.

Alguns conflitos de opinião impediram a mudança de endereço. Ficou definido então que o prédio abrigará a partir de agora o Centro de Convivência e Saúde Mental Caminho da Esperança. Diariamente cerca de 70 pessoas atendidas no projeto participam de várias atividades, médicas a oficinas. Lá eles têm aulas de tear, artesanato em geral e músicas.

O prefeito Elias Diniz (PSD) esteve na inauguração e destaca a importância de manter viva a história da cidade e destinar ao imóvel um projeto que ajuda tantas pessoas:


Elias Diniz
eliasdinizinauguracasa1

Representantes de vários setores da Prefeitura de Pará de Minas, vereadores e as pessoas atendidas no projeto participaram da inauguração da reforma do imóvel.

Quem também esteve por lá foram os estudantes da Escola Estadual Clóvis Salgado. A vice-diretora Elaine Cristina Silva Amaral ressalta a importância de apresentar aos alunos a memória viva da história do município. É uma forma também de disseminar a cultura patrimonial a todos os paraminenses:


Elaine Cristina Silva Amaral
elainecristinainauguracasa

O jovem Miguel de Castro Silveira Faria tem oito anos e está no terceiro ano do ensino fundamental. Ele foi um dos estudantes a verem de perto como ficou a reforma do imóvel centenário e destacou o que mais gostou:


Miguel de Castro Silveira Faria
migueldecastroinauguracasa

O Centro de Convivência e Saúde Mental Caminho da Esperança funcionava anteriormente nas esquinas das ruas Nova Serrana e Joaquim Peregrino, no bairro Nossa Senhora de Lourdes. O prédio antigo que pertence ao município oferecia riscos. As informações indicam que ele poderá ser demolido.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!