Comércio funciona em Pará de Minas, mas movimento nas lojas ainda é fraco; clientes estão só pagando contas
Pará de Minas reabriu o comércio no dia 22 de abril, após ficar com as portas fechadas desde o dia 21 de março. A flexibilização partiu de um decreto municipal que autorizou a reabertura mas com algumas medidas visando a diminuição da propagação do novo coronavírus.
Para entrar nas lojas, os consumidores deverão estar com máscaras e os empregadores deverão fornecer álcool em gel para todos e máscaras para os funcionários. Além disso, devem restringir a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento.
Outros, como lanchonetes e restaurantes poderão funcionar com delivery ou retirada na porta, mas sem clientes dentro dos estabelecimentos. Já outros não podem, por enquanto, reabrir as portas como salões de beleza, bares e eventos. Quanto aos salões há até um documento que está sendo assinado pelos proprietários destes estabelecimentos e que será entregue em breve ao Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da COVID-19 pedindo pela reabertura também seguindo algumas restrições.
Alguns setores notaram pouca movimentação, mesmo com as portas abertas. A reportagem do Portal GRNEWS foi às ruas e notou que os centros comerciais estão cheios durante boa parte do dia, porém as lojas continuam vazias, pelo menos a maioria. Muitas pessoas tem ido aos locais apenas pagar as contas e aos bancos e casas lotéricas, para fazer o mesmo.
Henrique Marques dos Santos é vendedor em uma loja especializada em capas e acessórios para celular. Segundo ele, o movimento ainda não voltou ao normal e os clientes só vão à loja em casos mais urgentes:
Henrique Marques dos Santos
henriquereabrcom1
A expectativa dos lojistas, inclusive do Henrique Marques, é aumentar as vendas na próxima semana, quando os filhos devem comprar ao menos uma lembrancinha para presentear as mães:
Henrique Marques dos Santos
henriquereabrcom2
Já outros setores não sentiram tanta diferença, como é o caso de alimentação. Érica Oliveira é gerente de uma loja especializada em chocolates. A pandemia fez com que a empresa abrisse novos horizontes:
Érica Oliveira
ericaolireabrcom1
O decreto 11.084, assinado pelo prefeito Elias Diniz (PSD) determina todas as restrições e medidas que cada consumidor e empresário devem ter durante a pandemia. Caso o estabelecimento seja flagrado descumprindo as regras poderá ser multado e pode até perder o alvará de funcionamento.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.