Fisioterapeutas constatam mudanças nas sequelas da Covid-19 após alta de casos em Pará de Minas
Diante da necessidade de oferecer tratamento especializado aos paraminenses com sequelas da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou em julho de 2021 o Ambulatório Municipal de Fisioterapia Vânia Maria da Silva. A Associação dos Diabéticos de Pará de Minas (ASSODIPAM) cedeu o espaço para implantação do serviço que já tem ajudado muitas pessoas.
Inclusive o serviço se tornou uma referência e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) solicitou conhecer o espaço para entender o funcionamento e quem sabe implantar o serviço em outros municípios.
Com o aumento no número de casos de Covid-19 em todo o país e também em Pará de Minas, mais pacientes são encaminhados ao ambulatório. Caso do Cristiano Jesus Couto. O morador do bairro Padre Libério testou positivo para o novo coronavírus em agosto de 2020 e em dezembro as sequelas começaram a aparecer. Ele relata como estava ao chegar no ambulatório e como está o tratamento:
Cristiano Jesus Couto
cristianoambfi1
No ambulatório são atendidas pessoas com sequelas da Covid-19 como problemas respiratórios, neurológicos, cardíacos e ortopédicos crônicos. A média é de 66 pacientes por semana.
Com a variante Ômicron, o fisioterapeuta e coordenador do ambulatório Guilherme Morais, explica que o perfil dos pacientes e as sequelas mudaram:
Guilherme Morais
guilhermeambfi1
Após o tratamento, o ambulatório oferece atendimentos em grupos, para que os pacientes continuem melhorando a qualidade de vida:
Guilherme Morais
guilhermeambfi2
O Ambulatório Municipal de Fisioterapia Vânia Maria da Silva funciona na Rua Geraldo Antônio dos Santos, nº 87, bairro Dom Bosco. O atendimento na segunda-feira é de 7 às 18 horas, de 7 às 20 horas as terças e quartas-feiras, e nas quintas-feiras o funcionamento é de 7 às 14 horas.
Para ter acesso ao serviço é preciso procurar a Unidade Básica de Saúde do bairro para ter o encaminhado ao ambulatório.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.