Regra muda e cotação do dólar na fatura do cartão de crédito será a do dia da compra

Nesta quinta-feira, 27 de fevereiro, o dólar operou em alta e fechou valendo quase R$ 4,48. A moeda norte-americana chegou a ser negociada a R$ 4,50. A variação tem causado muitos transtornos e principalmente preocupação, pois afeta todos os setores da economia. Por um lado o real desvalorizado torna os produtos nacionais competitivos para exportação; e por outro, a importação sai mais cara para os brasileiros.

E imagine para quem vai viajar para fora do Brasil e quer fazer umas comprinhas ou até mesmo comer em um local diferente. Caso o pagamento for feito no cartão de crédito, vai ficar difícil saber qual será o valor da fatura. É que a conversão de dólares para reais é feita no dia do fechamento da fatura, ou seja, está sujeito a pagar mais caro ou mais barato.

Pensando nisso, uma nova regra no Banco Central entra em vigor a partir de 1º de março. A cotação de dólar a ser utilizada para a conversão de gastos será a do dia da compra do cliente. Assim é possível prever qual será o valor a ser pago.

O proprietário de uma agência de viagens, Ari Júnior, disse ao Portal GRNEWS que os clientes se assustam quando a fatura chega e pagam um valor bem mais alto do que a cotação do dólar do dia em efetuaram o gasto no exterior:

Ari Júnior
arijuniordolar1


Além de não saber quanto vai pagar pelo produto ou serviço adquirido fora do país, quem compra com cartão de crédito fica sujeito ao Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF), que é de 6,38%. Por isso, a dica de Ari Júnior é simples e vai ajudar todo mundo:

Ari Júnior
arijuniordolar2

Com o IOF de 6,38%, o imposto pago nas casas de câmbio é de 1,1%, ou seja, compensa financeiramente comprar o dólar antes da viagem. Ressaltando que a partir de 1º de março, a cotação de dólar a ser utilizada para a conversão de gastos será a do dia da compra do cliente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!