Prefeito promete inaugurar ambulatório de especialidades médicas em 2020; falta confirmar a data

Pará de Minas conta atualmente com uma grande demanda de pacientes que precisam se consultar, fazer exames e tratamentos com médicos especialistas em outros municípios. Para que tudo seja feito gratuitamente para o paciente, através do Sistema Único de Saúde (SUS), o Município firma convênios com consórcios.

Exemplos deles são a Instituição de Cooperação Intermunicipal do Médio Paraopeba (ICISMEP), onde são realizadas consultas e cirurgias em especialidades como oftalmologia, ortopedia, otorrinolaringologia, fonoaudiologia; e exames como ultrassons, mamografia, endoscopia, colonoscopia e ecocardiograma.

Outra parceria firmada foi entre Prefeitura e Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Rio Pará  (CISPARÀ) que oferece consultas de angiologia, cardiologia, clínica geral, dermatologia, ortopedia, dentre outros; e entre os exames estão incluídas tomografias, angiorressonância, ecocardiograma, ultrassom e videolaringoscopia.

Para ir até as clínicas e hospitais realizar os procedimentos, a Secretaria Municipal de Saúde também fica responsável por levar os pacientes. No ano passado muitas pacientes reclamaram dos veículos que as levavam para fazer mamografia em Brumadinho. Além disso, duas viagens não foram realizadas porque o ônibus quebrou segundo a Prefeitura. E ninguém teria avisado às pacientes que esperaram por horas o veículo chegar ao local combinado de saída.

Para ajudar a resolver esta questão um novo ônibus foi contratado através do ICISMEP para levar estas pacientes para os exames, como disse ao Portal GRNEWS o prefeito Elias Diniz (PSD). Também prometeu inaugurar em breve o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) e os exames e consultas poderão ser feitos na cidade. Mas a data ainda não foi confirmada:

Elias Diniz
eliasdinizonibuss1


O veículo é moderno, inclusive com acessibilidade a cadeirantes. São 24 lugares que trará conforto aos pacientes que não viajarão em ônibus antigos:

Elias Diniz
eliasdinizonibuss2

Divulgação/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas

Quanto ao AME, o projeto prevê que o primeiro andar seja para consultas rápidas e as salas de vacinação; no segundo andar terão mais consultórios e máquinas para exames e o terceiro pavimento ficará com consultórios e salas para pequenas cirurgias. Em um sistema totalmente integrado, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão contato direto com o AME para marcação de atendimentos especializados e exames.

Divulgação/Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!