Procura por unidades de saúde aumenta 321% em Pará de Minas e altera protocolos de testes para Covid-19
Janeiro começou com aumento de casos confirmados de Covid-19 em Pará de Minas e no restante do país. Para aumentar ainda mais a ocupação nas unidades de saúde, chegou a Influenza/H3N2 que também tem contaminado muitas pessoas.
As síndromes gripais têm lotado as unidades de saúde do Brasil inteiro. Para se ter uma ideia, em 2021 a média de pessoas com sintomas de gripe nas unidades de saúde de Pará de Minas era de 2.444 pacientes. Já em janeiro, até o momento, já são 7.853 paraminenses. Aumento de 321% nos atendimentos na cidade.
Ana Clara Teles Meytre, enfermeira Referência Técnica da Secretaria Municipal de Saúde, explica que houve necessidade de mudanças na realização de testes e manejo de pacientes devido ao aumento no número de casos registrados em Pará de Minas.
O Município investiu na aquisição de testes de Covid-19 para que todos os sintomáticos sejam testados. Mesmo tendo resultado negativo, o paciente passa pelo médico que irá diagnosticar o motivo dos sintomas:
Ana Clara Teles Meytre
anaclatestnt1
A nota técnica da Secretaria Municipal de Saúde também especifica o que é Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave. Na Síndrome Gripal o paciente tem quadro respiratório agudo, febre acima de 37,8º, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos, e no caso de idosos, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência.
Na Síndrome Respiratória Aguda Grave o paciente tem dispneia, desconforto respiratório, pressão persistente no tórax ou saturação de O2 menor que 95%, sinais de esforço respiratório, desidratação e inapetência.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.