Registros dos acidentes de trabalho graves continuam subnotificados em Pará de Minas


Uma estatística que sempre trouxe prejuízos sociais ao país está diretamente relacionada aos acidentes de trabalho. Os casos acontecem em empresas públicas e privadas e em alguns são muito graves.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Algumas tragédias deixam sequelas pelo resto da vida e muitos trabalhadores se aposentam por invalidez. Um custo alto para a Previdência Social, haja vista que grande parte desses profissionais está em idade ativa.

Também ocorrem alguns óbitos provocados por acidentes. Todos os casos devem ser notificados e registrados junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Nos casos de morte as Polícias Militar e Civil devem ser acionadas.

O governo federal precisa desses dados para desenvolver políticas públicas e cobrar das empresas o cumprimento das normas regulamentadoras previstas na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Em Pará de Minas os registros são feitos pelo poder público municipal. Mas, continua o problema das subnotificações dos acidentes de trabalho que também são comunicados ao Ministério da Saúde.

De acordo com Mirna Marinho Morais, referência Técnica em Saúde do Trabalhador na Secretaria Municipal de Saúde, sempre é feita a busca ativa para que o sistema de informações de acidentes de trabalho graves seja melhorado:


Mirna Marinho Morais
acidentesdetrabalhomirna1

São realizadas visitas ao Hospital Nossa Senhora da Conceição para que os acidentes de trabalho graves que demandaram uma assistência médica especializada sejam devidamente notificados:

Mirna Marinho Morais
acidentesdetrabalhomirna2

O objetivo é conscientizar a todos os trabalhadores sobre a importância de evitar acidentes. Já foi constatado pelos números que grande parte dos sinistros acontece no trânsito de veículos:

Mirna Marinho Morais
acidentesdetrabalhomirna3

Os registros dos acidentes de trabalho graves são importantes para que o empregado tenha direito aos benefícios disponibilizados pela Previdência Social enquanto é submetido ao tratamento de saúde.

De acordo com os dados da Secretaria Municipal de Saúde, foram registrados 29 acidentes de trabalho graves em Pará de Minas este ano. Se estiver subnotificado, este número deverá ser maior.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!