Descartado caso de sarampo em Igaratinga e lançada nova campanha de vacinação para controlar doença

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou que em Minas Gerais até agora, estão confirmados 30 casos de sarampo. Quatro foram registrados no primeiro semestre e a partir de junho, o número de casos suspeitos aumentou totalizando 1.107 notificações em 183 municípios.

Deste total, 488 estão descartados, 593 são examinados e 26 estão confirmados sendo detectadas inclusive novas cadeias de transmissão da doença.

Conforme o boletim divulgado pela SES, há sete casos confirmados em Belo Horizonte, nove em Uberlândia e na região Centro-Oeste há um na cidade de Itaúna. No município, após a suspeição da doença, foi realizado o bloqueio vacinal para interromper a cadeia de transmissão e o aparecimento de novos casos.

No dia 16 de setembro, uma criança de 1 ano e dois meses chegou ao Hospital Nossa Senhora da Conceição em Pará de Minas com suspeita de sarampo. A menina de Igaratinga foi levada pelos pais à Policlínica daquela cidade que encaminhou o caso para o município. Foram realizados os exames de sangue e o resultado foi divulgado nesta semana. Após as análises, o caso de sarampo foi descartado.

O sarampo é uma doença infecciosa grave transmitida pela fala, tosse e espirro, sendo extremamente contagiosa. Entre os sintomas estão febre e as manchas vermelhas por todo o corpo.

A única forma de prevenção é se imunizar. Por isso o Ministério da Saúde realizará entre os dias 7 de outubro e 30 de novembro a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. A imunização será realizada em duas etapas para interromper a circulação do vírus no país.

De 7 a 25 de outubro serão vacinadas crianças de seis meses a menores de cinco anos e o Dia D de Mobilização acontecerá no dia 19 de outubro.

Já entre os dias 18 e 30 de novembro a vacinação é para os jovens que tem entre 20 e 29 anos, sendo o Dia D em 30 de novembro.

A Secretaria de Estado de Saúde já está encaminhando os cronogramas para os municípios e faz um alerta aos pais: a “dose zero” não substitui as vacinas programadas pelo calendário nacional de vacinação. A expectativa do Ministério é imunizar 770.545 crianças.

Em Minas Gerais a cobertura vacinal com uma dose da tríplice viral está em 73,67% porém a preocupação da SES é quanto á cobertura da segunda dose, cujo número cai para 41,43%.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!