Provedor eleito deixa o cargo e prefeitura pede que associação médica desocupe sala no HNSC

A Prefeitura de Pará de Minas decretou intervenção no único hospital do município em novembro de 2017, após o fechamento da maioria dos serviços prestados aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em junho de 2018 os membros da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, entidade mantenedora do Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) elegeu Lúcio de Oliveira como provedor.

Mas ele não completou o mandato de dois anos, pois solicitou afastamento da função. Os comentários na cidade já haviam começado e segundo informações não confirmadas, Lúcio de Oliveira tinha pouca autonomia para decisões. Por isso ele teria desistido do cargo.

A chapa vencedora da eleição da diretoria é composta ainda pelo economista Paulo de Abreu Leite como vice-provedor, o empresário Sérgio Raimundo Marinho que é diretor financeiro e o engenheiro Vicente de Paulo Mendonça é o vice-diretor financeiro.

Com a saída de Lúcio de Oliveira, assumiu nesta semana o vice Paulo de Abreu Leite.

A reportagem do Portal GRNEWS procurou a Secretaria Municipal de Saúde e a assessoria de comunicação da Prefeitura durante a semana para saber mais sobre a saída do provedor eleito. Mas somente na tarde desta sexta-feira, 26 de abril, a assessoria de comunicação da prefeitura de Pará de Minas, emitiu um comunicado explicando as mudanças, porém não informou o motivo do afastamento de Lúcio de Oliveira.

Veja o comunicado na íntegra
“A Prefeitura de Pará de Minas informa que Paulo de Abreu Leite assumiu a Provedoria do Hospital Nossa Senhora da Conceição nessa quinta-feira, 25 de abril, em substituição a Lúcio Oliveira, que solicitou seu afastamento.

A mudança na titularidade da provedoria não interfere na intervenção do Hospital ou no atendimento prestado à população de Pará de Minas e municípios da região.

Também não se altera o modelo de gestão participativa implantado na entidade a partir de novembro de 2017, quando a Prefeitura decretou a intervenção, reabriu as portas do Hospital e reiniciou o atendimento médico.

Todas as decisões relativas à administração da entidade continuam sendo tomadas lado a lado com o Conselho Superior da Irmandade Nossa Senhora da Conceição, com o objetivo de prestar serviços em saúde com qualidade aos pacientes, oferecendo atendimento humanizado e promovendo o equilíbrio econômico-financeiro do Hospital.”

A redação do Portal GRNEWS também recebeu manifestações indicando que a Prefeitura de Pará de Minas solicitou que a Associação Médica de Pará de Minas devolva a sala que ocupa há décadas no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

O presidente da Associação Médica de Pará de Minas, o ginecologista Everton Marinho Paiva conversou com a nossa reportagem, confirmou ter recebido a solicitação. Porém, não quis gravar entrevista e nem dizer o motivo pelo qual a associação que preside terá que deixar o HNSC.

Outros médicos ouvidos pela reportagem também confirmaram o fato e que inclusive, registraram seus nomes em um abaixo-assinado em que se posicionam contrários a medida da prefeitura. Também não quiseram gravar entrevista. Um deles agendou a gravação, mas no momento exato disse que não poderia falar a pedido do presidente da Associação Médica de Pará de Minas.

Também solicitamos esclarecimentos junto à assessoria de comunicação da Prefeitura de Pará de Minas, por várias vezes, porém até esta publicação não recebemos nenhuma nota sobre o assunto. Mas, verbalmente a assessoria confirmou o ofício em que a gestão municipal pede que a Associação Médica de Pará de Minas deixe a sala que ocupa no Hospital Nossa Senhora da Conceição.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!