Falta só anúncio oficial para confirmar paraminense como tema de samba enredo de escola de samba no Rio de Janeiro

Não pode se considerar paraminense quem não conhece Benjamim de Oliveira, o primeiro palhaço negro do Brasil, que nasceu em Pará de Minas em junho de 1870. Como sua mãe, escrava, era considerada na época de estimação, ele e os irmãos receberam alforria logo após nascerem. O pai trabalhava buscando escravos fugitivos que deixavam as fazendas para terem liberdade.

Com 12 anos o garoto Benjamim fugiu de casa com uma trupe de circo e aprendeu a ser trapezista e acrobata. Com 15 anos escapou, pois era espancado pelo dono do circo. Passou por vários circos substituindo até palhaços titulares quando estes não podiam se apresentar.

Foi no Rio de Janeiro que ficou conhecido ao surpreender o presidente da República na época, Marechal Floriano Peixoto, que tirou o circo de onde estava instalado, na favela, para a frente do Palácio do Itamaraty. A partir disso passou a ficar famoso, os materiais que a trupe utilizava eram transportados pelo Exército.

O palhaço, trapezista e acrobata foi também escritor de peças teatrais, cantor e ator, tendo seu filme Os Guaranis conhecido por ser a primeira filmagem romântica.

Benjamim de Oliveira criou até uma revista e faleceu em maio de 1954 no Rio de Janeiro.

O primeiro palhaço negro do Brasil já foi homenageado com o espetáculo Universo Redondo – Os circos de Benjamim em 2015 no Rio de Janeiro. Foi também enredo de escola de samba. A Escola de Samba São Clemente apresentou no carnaval carioca O beijo moleque da São Clemente que homenageou o artista.

Mas em 2020 o nome Benjamim de Oliveira tomará proporções ainda maiores. É que desde a noite de quinta-feira, 25 de abril, a Acadêmicos da Salgueiro postou dicas nas redes sociais do tema do próximo desfile. Na foto uma imagem antiga de Pará de Minas com os dizeres “Inspire-se e seja inspiração, sorria e faça sorrir, sonhe sempre!”.

Nos comentários, Pará de Minas e Benjamim de Oliveira imperam e está quase certo que ele será o tema do samba enredo da Acadêmicos do Salgueiro em 2020.

Na cidade o assunto se tornou a pauta do dia. E para a gerente do Museu Histórico de Pará de Minas (MUSPAM), a escolha não poderia ser melhor:


Ana Maria Campos
anamariasalgueiro1

Ana Maria Campos lembra que o primeiro palhaço negro do país ficou mais conhecido fora de Pará de Minas. Agora ela garante: todos conhecem Benjamim de Oliveira:

Ana Maria Campos
anamariasalgueiro2

A gerente do Museu Histórico de Pará de Minas quer participar desta homenagem:

Ana Maria Campos
anamariasalgueiro3

A escolha de Benjamim de Oliveira como samba enredo não é apenas pela importância dele na história do país como um todo. Em 2020 faz 150 anos que o artista mineiro morreu.

Outra que está radiante com a notícia é Neide Maria de Almeida. Ela é conhecida por seu trabalho na Casa dos Conselhos de Pará de Minas. Mas pouca gente sabe que durante o Carnaval ela corre para o Rio de Janeiro.

Neide desfila há 20 anos pela Acadêmicos do Salgueiro e é uma apaixonada pela escola de samba. Para ela dois orgulhos: ser Salgueiro e paraminense:


Neide Maria de Almeida
neidesalgueiro1

E este desfile, claro, ela não vai perder de jeito nenhum. Neide Almeida conta ainda como é o processo de escolha até a apresentação da escola:

Neide Maria de Almeida
neidesalgueiro2

A integrante paraminense da Acadêmicos do Salgueiro já adianta que vai desfilar emocionada:

Neide Maria de Almeida
neidesalgueiro3

Especialistas afirmam ainda que a escolha de Benjamim de Oliveira como enredo da escola pode abrir espaço para que o carnavalesco Alex de Souza fale sobre racismo e intolerância, temas cada vez mais discutidos no país. O anúncio oficial será no dia cinco de maio.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!