Terceirização reduzirá direitos e salários dos trabalhadores, afetando a Justiça do Trabalho, afirma advogado


A Câmara dos Deputados, em Brasília, aprovou nesta última quarta-feira (22), o Projeto 4302/98. A nova lei permite o uso da terceirização em todas as áreas, desde a atividade-fim a atividade-meio das empresas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Veja também
Veja como votaram os deputados federais mineiros, após aprovação da liberação da terceirização de todos os empregos

Também foi aprovado um substitutivo do Senado Federal que aumenta de três para seis meses o tempo do trabalho temporário, prazo que pode ser alterado por meio de acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Agora o texto será enviado para a sanção do presidente Michel Temer (PMDB-SP). Antes a lei trabalhista permitia apenas a terceirização de atividades-fim e os abusos poderiam ser combatidos na Justiça do Trabalho.

Agora também será permitido à empresa de terceirização subcontratar outras empresas para executarem a contratação, a remuneração e a direção do trabalho a ser realizado nas dependências da contratante.

Essa regulamentação foi chamada de “quarteirização”. Ou seja, a empresa terceirizada também pode terceirizar serviços. Para alguns especialistas essas mudanças não trouxeram benefícios para a classe trabalhadora.

De acordo com o advogado especialista em Direito Previdenciário Márcio Campos, a terceirização dará condições as empresas de diminuírem os vínculos empregatícios, baixar salários e reduzir o pagamento de direitos trabalhistas e tributos:


Márcio Campos
terceirizacaomarciocampos1

Ele acredita que as grandes indústrias deverão diminuir os vencimentos dos funcionários e firmar contratos com empresas menores para que os serviços sejam prestados a um custo bem menor. Porém, isso poderá reduzir as contribuições previdenciárias:

Márcio Campos
terceirizacaomarciocampos2

Para o especialista o governo brasileiro quer implantar uma cultura de outros países, como é o caso dos Estados Unidos. A terceirização faz parte da flexibilização das leis trabalhistas com perda de direitos e pode caminhar para o fim da Justiça do Trabalho:

Márcio Campos
terceirizacaomarciocampos3

Recentemente o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a Justiça do Trabalho não deveria nem existir. Os favoráveis a nova lei acreditam que ela trará segurança jurídica e ajudará na geração de empregos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!