Disque Denúncia registrou números expressivos em 2016, favorecendo a segurança pública em Pará de Minas


Lançado oficialmente em novembro de 2007, nos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Disque Denúncia Unificado (DDU) consiste em uma central única de recepção e resposta de denúncias anônimas.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O sistema funciona através do número 181 e é garantido o anonimato do denunciante. O DDU tem melhorado a comunicação entre o Estado e a sociedade e colhido informações importantes para as investigações de crimes.

O lema é: “O importante é o que você diz, não quem você é”. No ano de 2009 o serviço foi lançado em outros 13 municípios e no ano seguinte foi expandido, chegando a atender 60% da população de Minas Gerais.

A 19ª Companhia da Polícia Militar Independente de Pará de Minas está com uma campanha de incentivo as denúncias através do telefone 181. Foi feito um balanço positivo dos resultados do serviço de janeiro a dezembro de 2016.

De acordo com o sargento Paulo Roberto Giardullo Pinto, do setor de comunicação Organizacional da Polícia Militar em Pará de Minas, foram feitas várias prisões, apreensões, abordagens a suspeitos, retirando drogas e armas de circulação:


Sargento Paulo Roberto Giardullo Pinto
ddupaulorobertogiardullopinto1

Uma explicação importante é sobre a função dos telefones 190 e 181. O primeiro serve no atendimento imediato de ocorrências de emergências. Já o DDU atende aos casos que exigem uma investigação mais detalhada:

Sargento Paulo Roberto Giardullo Pinto
ddupaulorobertogiardullopinto2

O telefone 181 – Disque Denúncia Unificado compartilha todas as informações das denúncias com a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros através do sistema integrado da Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS). O sigilo é garantido.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!