Equipe de combate a endemias realizará novo mutirão contra a dengue na região do bairro São Pedro em Pará de Minas

A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas segue intensificando o combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, a equipe de Agentes de Combate a Endemias estará em campo para mais um mutirão de limpeza, recolhendo materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito.

Dessa vez, a força-tarefa será realizada nos bairros São Pedro, Prolongamento São Pedro, Grão-Pará, Vila Santa Izabel, União e Distrito Industrial.

Mobilização comunitária é essencial
O Diretor de Vigilância em Saúde, Adilson José Batista, reforçou a importância da participação da comunidade para o sucesso da ação:

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Pará de Minas/Divulgação

Adilson José Batista

Vm
P

Resultados positivos na redução de casos
A Prefeitura tem adotado a estratégia dos mutirões de limpeza como ferramenta para reduzir a incidência de notificações de casos suspeitos de dengue. Segundo Adilson Batista, os dados mostram que nos bairros onde a ação já foi realizada, houve uma queda significativa no número de notificações.

Como colaborar com o mutirão?
Moradores dos bairros atendidos devem colocar para fora os objetos inservíveis que possam acumular água;

Os agentes percorrerão as ruas fazendo o recolhimento dos materiais descartados e dando a destinação correta;

Não serão retirados entulhos de construção civil e resíduos orgânicos;

Manter caixas d’água fechadas, limpar ralos e evitar recipientes expostos ao ar livre são medidas fundamentais para evitar a proliferação do mosquito.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a população pode denunciar locais com possíveis focos do Aedes aegypti por meio dos canais oficiais da Prefeitura.

Conclusão
Com a continuidade dos mutirões de limpeza, a administração municipal busca reduzir os índices de infestação do mosquito e evitar novos surtos das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A colaboração da população é fundamental para que Pará de Minas siga avançando no combate à dengue e outras arboviroses.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!