Governo brasileiro reduz tarifa de importação para 15 produtos

O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex), ligado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, aprovou a redução da tarifa de importação para 15 produtos que não são fabricados no Brasil. A medida, aprovada em uma reunião nesta terça-feira, tem como objetivo principal tornar a indústria nacional mais competitiva, já que esses itens são considerados cruciais para diversas cadeias produtivas.

Entre os produtos que tiveram a alíquota de importação diminuída estão uma bateria de íons de lítio (de 18% para zero), um conector elétrico (de 16% para zero) e tubos de aço (de 14,4% para zero).

Proteção à indústria nacional
Em um movimento para equilibrar a balança comercial, o Gecex-Camex também renovou as medidas de proteção para a indústria nacional, mantendo por mais 12 meses os aumentos de imposto de importação para 30 tipos de produtos químicos, dois de papel cartão e um de pneus.

O comitê também decidiu renovar as medidas de defesa comercial para produtos como laminados planos de baixo carbono, laminados planos de aço inoxidável e alho importado da China, com o intuito de garantir a competitividade das empresas brasileiras no mercado. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!