Saúde ainda não recebeu orientação para aplicar dose de reforço em paraminenses vacinados com a Janssen

O Portal GRNEWS apurou que até esta quarta-feira (24) ainda é incerto como será o procedimento da dose reforço para aqueles que tomaram a vacina da Janssen contra a Covid-19. Em Pará de Minas, 2.375 pessoas tomaram a dose única e ainda não sabem se terão direito a um reforço da vacinação.

Tanto os paraminenses como as demais pessoas do restante do país. É que há alguns dias o Ministério da Saúde anunciou que todos deverão tomar a dose reforço, mas nenhuma orientação oficial foi feita às secretarias estaduais que repassam as coordenadas aos municípios.

O anúncio feito pelo ministro da Saúde Marcelo Queiroga é bem diferente da orientação feita pela agência reguladora dos Estados Unidos. Por lá, quem tomou a dose única da Janssen, recebe o reforço dois meses depois.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu no 19 de novembro o pedido para a dose de reforço na bula da Janssen e tem prazo de 30 dias para avaliar os dados.

Segundo a Janssen, a dose reforço ministrada dois meses após a primeira, aumenta de quatro a seis vezes o número de anticorpos. Depois de seis meses os anticorpos aumentam nove vezes em uma semana e 12 depois de quatro semanas.

Com a incerteza, quem tomou a vacina da Janssen se preocupa se apenas uma dose realmente terá a eficácia desejada.

O Portal GRNEWS procurou a Secretaria Municipal de Saúde e em contato com a enfermeira Referência Técnica Ana Clara Teles Meytre, constatou que ainda não há informações oficiais sobre como se dará a vacinação.

O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty também disse ao Portal GRNEWS que aguarda uma reunião com a Unidade Regional de Saúde (URS) de Divinópolis para saber se há alguma programação definida.

O país recebeu doses da Janssen recentemente, mas as remessas ainda não foram distribuídas aos estados. É que o Ministério da Saúde informou que reteve os lotes para avaliação de qualidade.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!