Nomeados membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Pará de Minas que atuarão de forma consultiva e propositiva

O Portal GRNEWS apurou que a Prefeitura de Pará de Minas publicou a Portaria nº 24.379/2025, oficializando a criação e a nomeação das instituições que integram o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA). O ato cumpre a Lei nº 7.129/2025, que institui a Política Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, sancionada em julho deste ano, e consolida o compromisso do município com o direito à alimentação adequada e saudável.

Ampla representatividade no conselho
O COMSEA será formado por representantes do poder público e da sociedade civil, com mandato entre 2025 e 2027. O setor governamental é representado pelas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Saúde, Gestão Pública e Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente.

Já a sociedade civil reúne uma ampla variedade de instituições, demonstrando o caráter participativo do conselho. Estão entre as entidades nomeadas a EMATER-MG, Fórum Regional de Agroecologia e Meio Ambiente, Associação Empresarial de Pará de Minas, Associação Bela Vista (ABEV), Cidade Ozanam, Associação dos Produtores Rurais de Floresta e Região, e o Rotary Club.

Também foram designadas como suplentes outras organizações relevantes, como o Assentamento Ismene Mendes, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Brasileira do Apoio e Combate ao Câncer (ABRACO), Confraria Nossa Senhora da Piedade, Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal (SITRASERP) e a Associação de Moradores e Amigos do Bairro São Francisco (ASFRAN).

Conselho reforça políticas de inclusão e sustentabilidade
O COMSEA atuará de forma consultiva e propositiva, articulando governo e sociedade civil na elaboração e execução de políticas que promovam o acesso a alimentos de qualidade, o fortalecimento da agricultura familiar e a valorização dos hábitos alimentares locais. O órgão também terá papel essencial no acompanhamento do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, integrando as ações do Sistema Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (SISAN).

A iniciativa reforça o compromisso de Pará de Minas em garantir o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental no município.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!