Eduardo Barbosa é homenageado pela Federação das Apaes do Espírito Santo

eduardo_barbosa230816
O deputado federal Eduardo Barbosa foi homenageado na terça-feira (23) na terceira edição do “Prêmio Maria Luiza Dadalto”, promovido pela Federação das Apaes do Estado do Espírito Santo (Feapaes-ES) em parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo. O prêmio foi entregue no salão São Tiago, no Palácio Anchieta, sede do Governo local.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Terceiro Vice-Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, da Frente Parlamentar do Congresso Nacional em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e presidente da Federação das Apaes do Estado de Minas Gerais (Feapaes-MG), Eduardo Barbosa é conhecido nacionalmente por sua forte atuação na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Ele proferiu palestra sobre o tema “As Políticas Públicas para as Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Múltiplas: Avanços, Desafios e Dilemas”, e ressaltou a luta que se trava para que as pessoas com deficiência tenham direito a uma vida plena, incluindo todas as dimensões que fazem parte da vida dos demais cidadãos.

O deputado falou de sua trajetória dentro do Movimento Apaeano, em que começou atuando como pediatra, e da resistência encontrada, até mesmo vinda das famílias dos usuários, quando se propunha maior autonomia e mais possibilidades de vivências para essas pessoas. Eduardo Barbosa fez um panorama estatístico da situação das pessoas com deficiência intelectual no Espírito Santo e das políticas nacionais que avançaram nos últimos anos para a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, ressaltando o importante trabalho que é realizado no Espírito Santo pela Feapaes-ES, que modernizou e qualificou o atendimento e a gestão das instituições.

Eduardo Barbosa fez uma saudação especial à Maria Luiza Dadalto, a Maísa, que empresta nome ao prêmio que recebeu, e que estava presente ao evento. Ele lembrou dos desafios enfrentados por sua amiga na década de 90 do século passado quando ela, que hoje é coordenadora de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Federação, esteve na presidência da Feapaes-ES, organizando eventos nacionais em Vitória e contribuindo para o avanço do atendimento e para o debate sobre as políticas públicas necessárias para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla.

Prêmio
O Prêmio, criado em 2014, tem como objetivo homenagear personalidades, pessoas físicas e jurídicas, que se destaquem na luta pela defesa e garantia dos direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Ele é entregue anualmente durante as comemorações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, celebrada entre os dias 21 e 28 de agosto. Além do deputado, o Instituto Jutta Batista da Silva, apoiador das Apaes do Espírito Santo, também foi homenageado.

Em sua 1ª edição, a homenageada foi a personalidade que empresta o nome ao Prêmio, a professora Maria Luiza Dadalto, que se dedica há 49 anos à causa Apaeana. Na sua 2ª edição a homenagem foi à professora doutora em educação inclusiva Rosita Edler Carvalho. Também foi homenageado o colaborador e entusiasta que se dedicou por mais de 10 anos à causa Apaeana, o professor Hugo Luiz de Souza (homenagem póstuma).

Esse ano a premiação foi uma parceria com o Governo do Estado do Espírito Santo. Estiveram presentes na solenidade o Governador do Estado do Espírito Santo, Paulo Cesar Hartung Gomes, o Vice-Governador do Estado, César Roberto Colnago, e o Presidente da Feapaes-ES, Washington Luiz Sieleman Almeida.

O evento também recebeu representantes de todas as Apaes do Espírito Santo, um grande número de representantes das Pestalozzis, além de autoridades, apoiadores do Movimento Apaeano e representantes das federações das Apaes de Minas Gerais, Santa Catarina, São Paulo e do Rio de Janeiro. O presidente da Associação Pestalozzi do Espírito Santo, Luiz Carlos Fedeszen, também esteve presente. Com informações da Assessoria de Comunicação da Feapaes-ES

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!