GRNEWS TV: Contratar terapeuta ocupacional para prestar serviços no SUS é um grande desafio em Pará de Minas

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Camila Gonçalves de Araújo (PSDB), a vereadora mais votada, falou sobre suas ações parlamentares na Câmara Municipal de Pará de Minas.

Alta demanda e preferência por clínicas privadas dificultam atendimento público
A terapia ocupacional, uma profissão em ascensão, enfrenta uma demanda crescente, especialmente por pais buscando apoio para seus filhos. Contudo, a oferta de profissionais não acompanha essa necessidade, impactando serviços como o Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Apae de Pará de Minas, que tem apenas três terapeutas ocupacionais para uma demanda muito maior.

Um dos principais fatores que dificultam a contratação no Sistema Único de Saúde (SUS) é a preferência dos profissionais por clínicas particulares, que oferecem maior retorno financeiro.

Formação longa, planos de saúde e a crescente necessidade de tratamento de autismo
A dificuldade de contratação é constante. A demanda aumentou drasticamente, mas há poucos cursos e, consequentemente, poucos profissionais se formando. Além das clínicas particulares, os planos de saúde, como a Unimed, também atraem esses especialistas com ofertas mais vantajosas, já que a presença de terapeutas ocupacionais é lei nessas operadoras, dificultando a capacidade de contratação do SUS.

A formação em terapia ocupacional exige cinco anos de graduação, sem contar as especializações, que podem adicionar mais dois anos, como para um especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA). A procura por tratamento, especialmente para casos de TEA, cresceu significativamente, superando outras deficiências. Estudos recentes apontam um caso de autismo para cada 37 nascimentos, gerando uma imensa necessidade de tratamento.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!