Adeus a Preta Gil: velório no Theatro Municipal e percurso especial no Centro do Rio de Janeiro
O corpo da renomada cantora Preta Gil será homenageado nesta sexta-feira (25) com um cortejo especial no Rio de Janeiro, após o velório que ocorrerá no Theatro Municipal. Um carro do Corpo de Bombeiros conduzirá o trajeto por ruas que integram o recém-inaugurado Circuito de Carnaval de Rua Preta Gil, no Centro da cidade. Posteriormente, o corpo seguirá para o Cemitério da Penitência, no Caju, onde será o sepultamento.
Homenagem à rainha do carnaval de rua
A Prefeitura do Rio de Janeiro instituiu o novo circuito carnavalesco em tributo à artista e empresária, que comandava um dos maiores e mais populares blocos da folia carioca, o Bloco da Preta. Este bloco, que desfilava no Centro, chegou a arrastar uma multidão de mais de 750 mil pessoas em suas apresentações.
Preta Gil faleceu no domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de recidivas de um câncer no intestino, diagnosticado em 2023. A cantora estava realizando um tratamento experimental nos Estados Unidos.
Detalhes do velório e esquema de trânsito
O velório, aberto ao público no Theatro Municipal, será realizado das 9h às 13h. O cortejo está previsto para começar logo em seguida.
Para garantir a segurança e facilitar a participação dos fãs, a prefeitura anunciou interdições e proibições de estacionamento nas vias próximas ao local. A partir das 19h desta quinta-feira (24), a Avenida Treze de Maio terá estacionamento proibido até as 18h de sexta-feira (25). No mesmo período de sexta-feira, das 6h às 18h, a Rua Araújo Porto Alegre e a Avenida Evaristo da Veiga (entre a Rua Senador Dantas e a Avenida Rio Branco) também terão estacionamento vetado.
Em relação ao tráfego, a Avenida Treze de Maio e a Rua Manoel de Carvalho (esquina com a Avenida Treze de Maio) serão interditadas das 23h de 24 de julho às 18h de 25 de julho. Já a Rua Araújo Porto Alegre terá interdição das 6h às 18h de 25 de julho.
O cortejo, após a cerimônia no Theatro Municipal, seguirá o seguinte percurso: Rua Araújo Porto Alegre, Avenida Presidente Antônio Carlos, Rua Primeiro de Março, Avenida Presidente Vargas, Avenida Francisco Bicalho, Viaduto do Gasômetro, pista lateral da Avenida Brasil (Caju) e Rua Monsenhor Manuel Gomes, até o Cemitério da Penitência. Com informações da Agência Brasil


