GRNEWS TV: Plano Diretor desatualizado coloca em risco o futuro de Pará de Minas, avalia vereador

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Gustavo Henrique Duarte Silva, vereador, falou sobre a atuação parlamentar na Câmara Municipal de Pará de Minas.

Plano diretor de Pará de Minas
O primeiro plano diretor de Pará de Minas, criado em 2006, deveria ter sido revisado em 2016. No entanto, o município não fez a atualização, o que significa que o documento está com 20 anos de defasagem. Essa situação levanta preocupações sobre o crescimento desordenado da cidade.

Obrigação legal, necessidade real
O plano diretor não é uma alternativa, mas sim uma obrigação legal estabelecida pelo Estatuto das Cidades, lei de 2001. A sua revisão, que deveria acontecer a cada 10 anos, é fundamental para o planejamento e o desenvolvimento urbano.

O plano diretor é uma ferramenta para definir como a cidade vai crescer e se desenvolver. Sem ele, a cidade segue um crescimento desordenado. “Quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve”, é a frase de um poeta, que reflete a importância de ter um planejamento.

A cidade mudou nos últimos 20 anos
A falta de um plano diretor atualizado impacta diretamente a vida da população e os rumos da cidade. Por isso, é fundamental que o município se debruce sobre essa questão. O plano é um tema de grande debate em conferências municipais, estaduais e federais, o que demonstra sua importância.

A elaboração de um plano diretor é um processo complexo, que exige uma equipe técnica qualificada. O município pode, inclusive, abrir um processo de licitação para contratar uma empresa especializada, que ajude a equipe interna da prefeitura na elaboração do documento.

É essencial que o novo plano diretor de Pará de Minas reflita a realidade atual do município. Uma empresa especializada pode trazer um olhar diferenciado, com a experiência de quem já ajudou outros municípios a planejar o seu futuro.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!