Aumenta venda de antidepressivos durante pandemia e psicólogo alerta para riscos da automedicação

O mundo vive um momento jamais imaginado nas últimas décadas em que fronteiras foram fechadas, milhares de pessoas morreram por uma doença até então nunca vista e outros milhões estão com os sintomas do novo coronavírus. Enquanto aos poucos muitos países começam a ter um novo normal, outros, como o Brasil, estão estão vivendo o ápice no número de casos e isso tem deixado muita gente preocupada e claro, ansiosa.

São grandes empresários que tiveram que fechar as portas e simples trabalhadores, que perderam seus empregos e contam com a ajuda de outras pessoas para manterem a alimentação diária.

O momento é de incertezas e isso tem gerado outras doenças, entre elas o já chamado mal do século, que é a depressão. Doença incapacitante que pode desencadear outros males.

Diante da situação muitos procuram utilizar medicamentos como antidepressivos e estabilizadores de humor para tentar manter a calma e não pirar. Dados de farmacêuticas mostram que em relação ao mesmo período do ano passado, houve aumento de 21,3% de tranquilizantes e 31,4% de antidepressivos na venda destes medicamentos neste ano.

A instabilidade emocionou vai desde o medo de contrair o novo coronavírus até os problemas financeiros. A reportagem do Portal GRNEWS conversou com o psicólogo Éverton Menezes que explicou que cada um reage de uma forma e muita gente vê nestes medicamentos uma forma de conseguir passar pelo período:

Éverton Menezes
evertmenantidepre1

O psicólogo destaca outro ponto importante para enfrentar o impacto da pandemia. Conhecer a si mesmo é imprescindível para que cada um saiba o que e como fazer para passar por momentos incertos.

Ressalta ainda que a auto medicação é perigosa nesta situação pois muitas vezes o remédio funciona como um anestésico e isso pode causar problemas futuros:

Éverton Menezes
evertmenantidepre2

È importante procurar um profissional da área e evitar a auto medicação. Os remédios possuem efeitos colaterais e cada organismo reage de uma forma, por isso somente o profissional saberá indicar o correto para cada pessoa.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!