Proposta pode virar lei em MG proibindo oferta e contratação de crédito consignado a idosos por telefone

Uma proposta pode virar projeto de lei na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) proibindo publicidade, oferta e contratação de crédito consignado a consumidores idosos por telefone. A iniciativa é vista com bons olhos já que aumentou consideravelmente durante a pandemia as ligações de empresas do setor oferecendo este tipo de serviço.

Além do crédito consignado, algumas empresas dizem ainda que o idoso que já tem algum financiamento ou empréstimo, conseguiu uma margem onde o valor é devolvido e o que ele já tinha emprestado, é refinanciado.

A proposta feita pelo Procon Assembleia e Instituto Defesa Coletiva (IDC) tem o objetivo de combater esta prática das instituições financeiras vedando inclusive cartão de crédito consignado e saque vinculado a este cartão aos consumidores idosos, tanto por telefone ou por aplicativos.

O Portal GRNEWS ouviu o coordenador do Procon de Pará de Minas Bruno Soares de Souza que gostou da proposta, já que há muitas reclamações do tipo na cidade:

2
Bruno Soares de Souza

brunosoaressprojidcons1

Segundo o Instituto Defesa Coletiva, há 30 milhões de brasileiros em situação de super endividamento, muitos deles idosos. Caso o projeto seja realmente protocolado e aprovado na ALMG, a lei trará mais proteção aos consumidores mineiros.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!