Alimentos integrais devem obedecer a critérios internacionais para comercialização a partir de 2022

A partir de 2022 os produtos alimentícios à base de cereais, os chamados alimentos integrais, deverão obedecer a critérios. O intuito da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é dar mais informações ao consumidor para que ele escolha o alimento que mais lhe interessa.

Entre os alimentos estão farinhas, massas, pães, biscoitos e cereais matinas. Estes produtos deverão obedecer a dois critérios, sendo a quantidade de ingredientes integrais ser superior a de refinados e pelos menos 30% de todos os ingredientes devem ser integrais.

O Portal GRNEWS ouviu a nutricionista Fernanda Medina que destaca a importância destas mudanças:


Fernanda Medina

fernandamednovmudinteg1

As mudanças também contemplam os rótulos, que devem ser observados por todos. Fernanda Medina apoia a iniciativa que todos devem ficar de olhos nos ingredientes utilizados nos produtos:

Fernanda Medina
fernandamednovmudinteg2

A nutricionista também deu dicas importantes para estar atento na hora de comprar produtos industrializados:

Fernanda Medina
fernandamednovmudinteg3

Quanto aos critérios, pelo menos 30% dos ingredientes precisam ser integrais, contendo todas as partes do grão inteiro. Esta medida é baseada em critérios internacionais.

As novas regras entram em vigor em abril de 2022. Os produtos que já estão em circulação têm um prazo de 12 meses para adequação, até abril de 2023. Massas alimentícios tem prazo maior, até 2024, já que são mais complexas as adaptações tecnológicas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!