GRNEWS TV: Rastreamento precoce do câncer de mama salva vidas e amplia chances de cura

Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Caroline Santos Mendonça, médica especialista em Mastologia, Lílian Lucce, enfermeira e coordenadora do Serviço de Atenção à Saúde da Mulher e da Criança e Mariana Viegas Guimarães, enfermeira Referência Técnica das Equipes de Atenção Primária repassaram informações importantes para conscientizar a todos sobre a prevenção ao câncer de mama.

Novas estimativas e mudanças no rastreamento
O INCA projeta 73.600 novos casos de câncer de mama no Brasil em 2025, mostrando a importância de atenção redobrada à prevenção. Com o aumento de diagnósticos em mulheres mais jovens, o Ministério da Saúde recomenda agora a mamografia a partir dos 40 anos, mesmo sem sintomas. A faixa etária de rastreamento expandiu de 50–69 para 50–74 anos, acompanhando o envelhecimento da população.

Tipos de mamografia e acompanhamento no SUS
Existem dois tipos de mamografia: a diagnóstica, indicada quando há nódulos ou sintomas, e a de rastreamento, feita preventivamente. No SUS, o exame é rápido, sem fila, e toda a sequência — ultrassom, biópsia e encaminhamento para oncologia — é organizada para agilizar o diagnóstico e iniciar o tratamento rapidamente.

Suporte integral e acompanhamento multidisciplinar
Além do exame, equipes de saúde oferecem acompanhamento psicológico e orientação durante todo o processo. A detecção precoce permite tratamentos menos invasivos, muitas vezes conservando a mama e evitando quimioterapia, garantindo maior qualidade de vida.

Conscientização e prevenção
A adesão ao rastreamento ainda é baixa, mas é fundamental que as mulheres aproveitem essa oportunidade. Quanto antes detectado, maior a chance de cura e menor o impacto da doença. Prevenir e diagnosticar cedo salva vidas.

Caminhada
A Caminhada Outubro Rosa, será realizada nesta quinta-feira, 23 de outubro, às 08h30min, com concentração na Praça da Matriz, depois seguirá pela Rua Benedito Valadares, para chamar a atenção para a prevenção.

Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!