Divinópolis ganha subnúcleo pra instalar e monitorar tornozeleiras eletrônicas
Divinópolis, sede da 7ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), agora conta com um Subnúcleo de Monitoramento Eletrônico, uma nova estrutura instalada no Presídio Floramar. O espaço, que faz parte da Diretoria de Gestão e Monitoramento (DME) do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG), é responsável por agilizar a instalação, manutenção e retirada de tornozeleiras eletrônicas, além das admissões no Sistema de Acompanhamento de Custódia 24 Horas (SAC 24).
A iniciativa busca dar maior celeridade aos processos, beneficiando especialmente as vítimas que possuem medidas protetivas, e contribuindo para a ressocialização dos indivíduos monitorados. De acordo com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, a expansão do monitoramento eletrônico demonstra o compromisso do governo com a proteção das vítimas e a segurança pública.
Mais eficiência e agilidade
Em todo o estado, há 9.344 indivíduos monitorados por tornozeleira, sendo 981 agressores enquadrados na Lei Maria da Penha. A diretora de Gestão e Monitoramento Eletrônico, Dênia Samione, ressalta que a nova unidade em Divinópolis irá aumentar a eficiência do atendimento, garantindo acesso rápido à manutenção dos dispositivos sem a necessidade de longos deslocamentos.
A implantação do subnúcleo é vista como um avanço estratégico para a política de monitoração eletrônica em Minas Gerais. A estrutura em Divinópolis se junta aos outros quatro subnúcleos (Alfenas, Muriaé e Ubá) e aos 12 Núcleos Regionais de Monitoramento Eletrônico, com a coordenação central em Belo Horizonte, fortalecendo a Polícia Penal do estado. Com informações da Agência Minas
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


