Comitê recua na flexibilização, determina fechamento de bares e define novas regras em Pará de Minas

O Comitê Gestor do Plano de Prevenção e Contingenciamento em Saúde da Covid-19 se reuniu por meio de videoconferência na tarde desta segunda-feira (22). Participaram o prefeito Elias Diniz (PSD); o procurador-geral do Município Hernando Fernandes da Silva; os secretários municipais de Saúde Wagner Magesty, de Desenvolvimento Urbano Dimitri Gonçalves, de Gestão Pública Gilson Batista, de Assistência e Desenvolvimento Social Flávio Medina Neto, Controladoria Geral do Município Ailton Rodrigues Maia e de Gestão Fazendária José Leonardo Martins Pinto; o presidente da Associação Empresarial (Ascipam) José Misael de Almeida e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Nilton Ferreira de Oliveira; o comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) Lucas Ribeiro Maia; tenente Bernardo Wenceslau da 19ª Companhia da Polícia Militar Independente; os vereadores Ênio Talma Ferreira de Rezende (PSDB) e Gladstone Correa Dias; Marcelo Assis da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o representante da Frente Gastronômica de Pará de Minas (Fegapam) Helton Simão.

A prefeitura apresentou os dados atualizados do novo coronavírus em Pará de Minas e os representantes municipais se mostraram preocupados com a evolução dos casos.

O prefeito Elias Diniz garantiu que caso os números continuem crescendo, não haverá problemas em restringir o funcionamento de alguns setores, pois neste momento a principal preocupação é com as vidas dos paraminenses.

O secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty falou sobre a situação das fiscalizações. No fim de semana passado o que se viu foram bares lotados durante toda a noite, inclusive o Portal GRNEWS recebeu denúncias que em dois bares conhecidos houve shows ao vivo e grande aglomeração de pessoas.

O secretário pediu a ajuda dos fiscais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e também da Polícia Militar. É que como ele disse anteriormente, a Vigilância Sanitária não possui fiscais suficientes para realizar este serviço quando há denúncias e também para saírem às ruas fiscalizando bares e restaurantes principalmente.

Cada representante pôde dar seu voto em relação ao fechamento ou não dos bares. O presidente da Ascipam José Misael de Almeida, e da CDL Nilton Ferreira de Oliveira, votaram pelo fechamento dos bares no próximo fim de semana para que os proprietários se adequem melhor às normas do decreto e as fiscalizações passem a ser mais intensas.

Capitão Lucas Maia do Corpo de Bombeiros e tenente Bernardo Wenceslau também votaram contrários à manutenção da reabertura dos bares.

Representando o Legislativo, Ênio Talma Ferreira de Resende também votou pelo fechamento do setor, pelo menos nos próximos dias. Como médico ele também está preocupado com a situação no estado e sabe da falta de fiscais no município.

Dimitri Gonçalves, José Leonardo Martins Pinto, e Flávio Medina também votaram contrários aos bares abertos na cidade e posteriormente nova flexibilização pode ser avaliada.

Já Gilson Batista e Ailton Rodrigues Maia votaram pelos bares reabertos.

Neste momento, o procurador-geral do Município, secretário de Saúde e prefeito também votaram pelo fechamento do setor. Elias Diniz pediu novamente cautela por parte de todos. Conforme apurado pelo Portal GRNEWS a votação terminou em 11 a dois pelo fechamento dos bares. O prefeito Elias Diniz explicou o motivo da nova decisão:

Elias Diniz
eliasdnreuniao2206

O novo decreto valerá até o dia 3 de julho. Mesmo o Comitê decidindo as flexibilizações ou restrições para funcionamento dos setores na cidade, caso o governador Romeu Zema (Novo) publique um decreto fechando parte ou todo o comércio, o município é obrigado a fechar tudo novamente.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!