Investimentos e isolamento social mantiveram números de COVID-19 baixos em Pará de Minas, diz prefeito
O último boletim epidemiológico do novo coronavírus (COVID-19) em Pará de Minas mostra que os números aumentam a cada dia. Até esta quarta-feira (22) são 366 notificações no total. Cinco casos confirmados, outros 22 foram descartados após exames e 339 permanecem suspeitos, sob investigação na Fundação Ezequiel Dias (Funed).
O Município também se planejou quando teve a pandemia de COVID-19 e investiu na locação de equipamentos, treinamento de funcionários e reforma de locais onde serão instaladas unidades sentinelas.
Tudo isso para minimizar os impactos do novo coronavírus na cidade, que também é responsável por atender outros oito municípios da microrregião. Pacientes de Pitangui, Nova Serrana e outras cidades, por exemplo, vêm a Pará de Minas quando precisam de atendimento médico especializado no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) que é pactuado com o Sistema Único de Saúde (SUS) para este tipo de atendimento.
Pará de Minas, desde o dia 21 de março, ficou com boa parte do comércio fechado após um decreto publicado pela prefeitura de Pará de Minas. O objetivo era manter o isolamento social e evitar que as pessoas se aglomerassem em locais públicos e privados.
Mas após várias solicitações e reuniões, o prefeito Elias Diniz (PSD) decidiu reabrir o comércio com algumas restrições e medidas para evitar a disseminação do novo coronavírus. A pressão foi grande por parte de empresários e representantes de entidades empresariais, que estão sufocados financeiramente.
Para esta reabertura o prefeito Elias Diniz baixou novo decreto e os empresários deverão seguir várias recomendações. A reportagem do Portal GRNEWS esteve nas ruas nesta volta do funcionamento do comércio e percebeu que a maioria das pessoas utilizava máscaras e os lojistas investiram em álcool em gel. Sem contar que um funcionário ficava na porta orientando os consumidores.
Segundo Elias Diniz, fiscais estiveram nas ruas e empresas e não constataram problemas. Mas as casas lotéricas e bancos deverão rever algumas medidas:
Elias Diniz
eliasdvoltacom1
No Decreto 11.084 que definiu a reabertura de alguns segmentos do comércio está explicita a obrigatoriedade do uso de máscaras, e nas empresas frascos de álcool em gel para uso de funcionários e clientes.
A recomendação é que as pessoas usem as máscaras também ao transitar pelas ruas e prezar pelo distanciamento social:
Elias Diniz
eliasdvoltacom2
O atendimento presencial na prefeitura também estava suspenso como forma de evitar aglomerações. O funcionamento retorna ainda nesta semana. Quanto às escolas, o Município seguirá as recomendações estaduais:
Elias Diniz
eliasdvoltacom3
Pará de Minas tem números baixos de casos confirmados em relação a municípios do mesmo porte. São cinco até agora, todos os pacientes infectados já se recuperaram e passam bem.
Para o prefeito, o isolamento de cerca de um mês ajudou na redução dos números. Cita ainda que os investimentos realizados também auxiliam caso haja pacientes graves:
Elias Diniz
eliasdvoltacom4
Os investimentos realizados e toda a força tarefa montada contra o novo coronavírus, fizeram com que o Estado tornasse o Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) referência para tratamento da COVID-19 na microrregião. A escolha foi por diversos fatores e o HNSC receberá paciente com o novo coronavírus de municípios vizinhos:
Elias Diniz
eliasdvoltacom5
Ainda segundo Elias Diniz, a intenção é prezar pela vida, mas quem desobedecer as regras será multado de acordo com o artigo 89 do Código Tributário Municipal. A multa varia entre R$ 25,90 e R$ 692,55.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.