Tragédia da Vale em Brumadinho completará um ano e Pará de Minas conseguiu ressarcimento de parte dos danos

O dia 25 de janeiro de 2019 ficará marcado na memória de todos os brasileiros, especialmente os mineiros. Às 12h28 a parte inferior da barragem da mina do Córrego do Feijão, em Brumadinho, se rompeu e o que se viu em seguida foi um verdadeiro mar de lama. A avalanche de rejeitos de mineração levou casas, matou 259 pessoas e 11 ainda estão desaparecidas. Bombeiros trabalham até hoje no local na tentativa de achar corpos de vítimas.

Além de ceifar vidas, o crime ambiental também trouxe danos materiais e principalmente ambientais. Todo o rio Paraopeba foi contaminado com os rejeitos e muitos municípios foram diretamente atingidos.

Caso de Pará de Minas que tinha no Paraopeba sua principal fonte de captação de água. Logo após a tragédia, a prefeitura, concessionária Águas de Pará de Minas e Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), através da Comarca do município, iniciaram conversas com representantes da Vale, para que a mineradora ressarcisse a cidade e minimizasse os danos causados.

Após muitos encontros, enfim, no dia 18 de março de 2019, foi assinado o Termo de Compromisso (TC) para que a Vale assumisse obras e ações no município.

Reservatórios foram construídos, poços artesianos perfurados, e está em fase de construção uma adutora de 47 quilômetros entre a Estação de Tratamento de Água, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, até um ponto de captação do Rio Pará. É dele que virá a água que abastecerá Pará de Minas pelos próximos anos.

A Vale também é obrigada, em períodos de seca, abastecer o município com caminhões pipa caso a vazão dos ribeirões e mananciais não seja suficiente.

Para assinar o TC foi precisa atuação firme dos paraminenses, especialmente do prefeito Elias Diniz (PSD), que esteve à frente das decisões durante todo o processo. A nova adutora deverá ser entregue até julho deste ano e falando ao Portal GRNEWS sobre o assunto, Elias Diniz destaca a união para resolução do caso:

Elias Diniz
eliasdinizumanovale1


Elias destaca ainda que muitas pessoas tinham casas próximas ao rio Paraopeba para o lazer da família, e perderam tudo isso após o rompimento da barragem. Agora a Vale deverá ressarcir o Município por outros danos:

Elias Diniz
eliasdinizumanovale2

A obra tem orçamento estimado em R$ 134 milhões. Quando estiver recuperado – não se sabe quando – a captação poderá ser feita também no Paraopeba, e é aí a boa notícia.

Para o prefeito de Pará de Minas, a cidade fica despreocupada quanto ao abastecimento de água pelas próximas décadas e há expectativa da chegada de novas industrias:

Elias Diniz
eliasdinizumanovale3

Há quatro dias da tragédia de Brumadinho completar um ano, o MPMG anunciou que vai denunciar 16 pessoas e as empresas Vale e TÜV SÜD por crimes relacionados ao rompimento.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!