Região Oeste de MG tem a segunda menor ocupação de leitos de CTI; em Pará de Minas 44% dos leitos estão ocupados

Desde o início da pandemia do novo coronavírus (COVId-19), os governos têm realizado medidas para retardar o pico da doença em estados e cidades. Com isso daria mais tempo para que as secretarias realizassem obras e ações para enfrentamento da COVID-19 nos hospitais. O isolamento social e outras medidas como fechamento de setores comerciais foram uma forma de preparar o Sistema Único de Saúde (SUS) para aumento expressivo dos casos especialmente os mais graves, quando o paciente infectado com o vírus precisaria de respiradores em um leito de Centro de Tratamento Intensivo (CTI).

Muitos municípios e estados conseguiram atrasar o pico e assim preparar o sistema de saúde. Coo publicado pelo Portal GRNEWS a gestão municipal destacou que Pará de Minas conseguiu aumentar o número de leitos de CTI no Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) e ainda inaugurar o Hospital Municipal Dia Padre Libério na primeira quinzena de maio.

Atualmente, a taxa de ocupação dos leitos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) do SUS em Minas Gerais é de 3.595, sendo que em fevereiro este número era de 2.072 de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Ao todo, 2.406 pacientes estão internados em Minas em leitos de UTI do SUS, e 958 estão com suspeita ou confirmação de estarem infectados com o novo coronavírus. A proporção total de leitos ocupados no estado é de 68,10%.

Na macrorregião Oeste de Minas, que compreende os municípios de Bom Despacho, Campo Belo, Divinópolis, Formiga, Itaúna, Lagoa da Prata, Oliveira e Pará de Minas, a ocupação de leitos nesta terça-feira, 21 de julho, é de 55,42%.

A maior ocupação nesta macrorregião está concentrada em Oliveira, que tem ainda a cidade de Santo Antônio do Amparo. Por lá, 100% dos leitos estão com pacientes internados. Deste total, 22,22% é de pessoas infectadas com COVID-19.

Itaúna está em segundo lugar na macro, com 55,24% de ocupação de leitos, seguida por Lagoa da Prata com 88,24%; e Campo Belo com 70% de leitos do SUS ocupados no geral.

Divinópolis, sede da microrregião da qual Pará de Minas pertence, está com 48% dos leitos totais ocupados, enquanto 12,66% são de pacientes diagnosticados com o novo coronavírus.

O Portal GRNEWS também apurou que Pará de Minas tem nesta terça-feira (21), segundo a SES-MG, 44,68% dos leitos totais do SUS ocupados, e destes, 23,40% por pacientes com COVID-19.

Na macrorregião a cidade com menos internações em CTI é Bom Despacho que tem 6,25% dos leitos ocupados e todos eles de pacientes diagnosticados a doença.

Estes dados são obtidos a partir de registros feitos através do SUS Fácil, um software de regulação assistencial que ajuda a agilizar a troca de informações entre as unidades de saúde de todo o estado.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!