CREAS orienta mulheres paraminenses vítimas de violência doméstica e familiar; números assustam

A cada quatro minutos uma mulher é agredida por um homem no Brasil. Os dados são do Ministério da Saúde e mostram ainda que a violência acontece em casa, com agressor conhecido. Esta violência pode ser a física, psicológica, moral, sexual, patrimonial ou uma combinação delas.

Números atualizados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública mostram que em Minas Gerais, de janeiro a agosto deste ano, 95.077 mulheres denunciaram serem vítimas de violência doméstica e familiar.

Em Pará de Minas os casos também tem aumentado. Já são 370 mulheres agredidas e que acionaram um órgão de segurança somente este ano.

Mas o problema são as subnotificações que às vezes até maquiam a verdadeira realidade de milhares de mulheres que sofrem diariamente com um parceiro ou outro parente que as abusa de alguma forma.

No próximo 25 de novembro é o Dia Internacional do Enfrentamento da Violência contra a Mulher, data para lembrar a todas elas que há vida após o relacionamento abusivo e que várias leis prometem as vítimas.

Sobre este assunto o Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – recebeu a coordenadora do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (CREAS) Maria Angélica Varela e o advogado Marcos Silveira. O CREAS recebe estas vítimas e apresenta a elas como sair deste ciclo de violência. Mas muitas, infelizmente, ainda continuam com o agressor e não denunciam a violência.


No CREAS a vítima tem todo apoio jurídico e também com profissionais de saúde:

Marcos Silveira
marcosilveiraviolmulher1

Maria Angélica Varela trabalha diretamente com as mulheres vítimas da violência e destaca a importância do empoderamento feminino para sair da situação:

Maria Angélica Varela
mariangelicaviolmulher1

Assista na íntegra ao programa Papo com Geraldo Rodrigues – PGR – apresentado de segunda a sexta-feira, de 13 às 15 horas pelo canal grnewsnoticias no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, ativando ainda as notificações para ficar por dentro de todas as novidades.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!