Bispo diocesano orienta católicos para retomada das atividades pastorais nas paróquias de 25 municípios

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O bispo da Diocese de Divinópolis dom José Carlos de Souza emitiu um comunicado nesta semana com orientações para diáconos, sacerdotes, religiosos, consagrados e lideranças leigas.

Ele inicia o documento tratando do novo coronavírus, cuja pandemia já dura oito meses. Agradeceu às igrejas dos 25 municípios que pertencem à Diocese e também aos fiéis, que seguiram as recomendações impostas e ajudaram a evitar a propagação do vírus.

Mas agora é momento, segundo o bispo, de “ir retomando gradativamente o novo cotidiano”. Por isso, a partir do primeiro domingo do advento, em 29 de novembro, seguindo todas as instruções como higienização, distanciamento e uso de máscaras, devem ser retomadas as celebrações nas comunidades rurais.

Onde não houver determinação municipal em contrário, devem voltar as reuniões das pastorais e movimentos, grupos de oração e de terço, grupos da novena de Natal e conselhos das comunidades.

Dom José Carlos recomenda ainda que se for possível, as igrejas mantenham as missas presenciais e virtuais, para que todos possam acompanhar, mesmo que de longe.

A catequese ainda não retornará, nem para a Comunhão Eucarística nem para a Crisma, mas estão autorizadas as preparações de pais e padrinhos para o batismo e a preparação dos noivos para o matrimônio, seja virtualmente ou presencialmente em pequenos grupos.

As paróquias deverão se preparar para a retomada a partir do dia 29 de novembro. O bispo finaliza o documento esperando que “a pandemia não tenha sido em vão ou um tempo sem aprendizados. De tudo se aprende, às vezes com dor e com perdas”.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
Don`t copy text!