Capivara que vivia no Bariri é encontrada morta no Parque dos Lagos, em Pará de Minas
Técnicos da Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Pará de Minas foram acionados nesta segunda-feira, 20 de outubro, após o corpo de uma capivara ser encontrado flutuando no Parque dos Lagos, localizado no Bairro São José.

Por meio de nota, informa que o animal silvestre apresentava várias lacerações pelo corpo, que foram atribuídas a mordidas de cães. Após uma avaliação externa, não foram encontrados indícios do uso de arma de fogo ou de algum instrumento perfurante.

Causas da morte e impossibilidade de exames
A Secretaria considerou a possibilidade de envenenamento como improvável. Essa hipótese foi descartada porque não havia vestígios de produtos tóxicos no local, nem outros animais mortos com sinais de contaminação na região.
Apesar do esforço para identificar a causa exata do óbito, o estado de decomposição avançado do corpo da capivara tornou inviável a realização de exames. A Secretaria consultou especialistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Universidade Federal de Lavras (UFLA) e do Centro Universitário UNA, que desaconselharam a necropsia.

Respeito e segurança no convívio com a fauna silvestre
A Secretaria Municipal de Agronegócio, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente aproveitou o ocorrido para reforçar a importância do respeito aos animais silvestres em seus habitats.
É recomendado que a fauna seja apenas observada, admirada e fotografada à distância, sem qualquer contato físico. O órgão alerta que a invasão do espaço de um animal pode desencadear um comportamento de autodefesa, levando-o a atacar. No entanto, a capivara, por natureza, tende a fugir em vez de atacar, só partindo para o ataque quando se sente acuada ou sem condições de escapar.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

