Pará de Minas terá IML e sepultamentos já podem ser realizados no novo cemitério de Pará de Minas

Enquanto a Engelago Construtora e Engenharia da Lagoa Ltda., vencedora da licitação para construir os novos velório e cemitério de Pará de Minas, não inicia as obras, equipes da Prefeitura trabalham no local para iniciar os sepultamentos no novo espaço.


Como o Cemitério Municipal Santo Antônio está superlotado, os sepultamentos passarão a ser realizados no novo espaço, localizado na Avenida João Pinheiro, bairro Nossa Senhora de Fátima, mesmo antes da inauguração.

A Prefeitura adquiriu 100 jazigos, as equipes perfuraram as covas e parte dos jazigos já foi colocada. Como será construído no modelo cemitério parque, não há túmulos e apenas uma grama será plantada e uma placa instalada.


Mesmo sepultando no novo espaço a partir de agora, o velório continua no imóvel localizado em frente ao Cemitério Santo Antônio.

Como o Portal GRNEWS adiantou, a licitação já foi homologada. Nesta quarta-feira, 20 de outubro, foi assinado o contrato com a vencedora, como contou o prefeito Elias Diniz (PSD):

A Prefeitura adquiriu 100 jazigos, as equipes perfuraram as covas e parte dos jazigos já foi colocada. Como será construído no modelo cemitério parque, não há túmulos e apenas uma grama será plantada e uma placa instalada.


Elias Diniz
eliasdnovocemcont1


A expectativa é que até o fim de 2022 os novos cemitério e velório sejam inaugurados. A empresa vencedora da licitação receberá R$ 4.400.965,45 para executar a obra, que é grande e moderna. A Prefeitura estima que ele será construído para pelo menos 80 anos de utilização. Elias Diniz também deixa claro que os sepultamentos já podem acontecer no novo espaço:

Elias Diniz
eliasdnovocemcont2

Recentemente a falta de um posto do Instituto Médico Legal (IML) é alvo de muitas reclamações dos paraminenses. Em muitos casos os corpos são levados para o instituto em Betim e cerca de 24 horas depois ele é liberado para só então poder ser feito o funeral.

A Prefeitura está ciente da situação e já pensou em alternativas:

Elias Diniz
eliasdnovocemcont3

Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU
Como o Portal GRNEWS adiantou, começou a funcionar nesta semana a Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) em Pará de Minas. Após ampliar a sede, o Governo de MG autorizou a instalação da unidade avançada, que traz mais segurança nos atendimentos:

Elias Diniz
eliasdnovocemcont4

Sistema de abastecimento do Rio Pará
O prefeito também citou a nova adutora do Rio Pará de Minas, entregue pela Vale em fevereiro deste ano ao Município, que consequentemente repassou à Águas de Pará de Minas, concessionária responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade. Com o sistema de abastecimento, Pará de Minas não corre riscos de desabastecimento, mesmo em períodos de seca:

Elias Diniz
eliasdnovocemcont5

A nova adutora tem vazão de 284 l/s (pouco mais de 1 milhão de litros a cada hora), mesma vazão que o município de Pará de Minas possuía de outorga no Rio Paraopeba. A tubulação possui aproximadamente 47 km de extensão, sendo formada por mais de 7 mil tubos de 6 metros a 12 metros de extensão e diâmetro de 500 mm. Com exceção das travessias de rios e córregos, a tubulação é totalmente subterrânea, de forma a minimizar os impactos posteriores à obra. À época o Portal GRNEWS acompanhou o início da operação da adutora.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!