Faturamento da indústria brasileira cresce e gera empregos

A indústria nacional registrou um aumento de 5,1% em seu faturamento nos primeiros sete meses de 2025, de acordo com um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O crescimento, que reflete uma recuperação do setor, foi acompanhado por uma alta no número de empregos.

Considerando apenas o mês de julho, o faturamento da indústria teve uma leve alta de 0,4% em relação a junho do mesmo ano, mas uma queda de 1,3% se comparado a julho de 2024.

Mais empregos e menos capacidade utilizada
O mercado de trabalho na indústria também se fortaleceu no período, com uma elevação de 2,3% no número de trabalhadores entre janeiro e julho de 2025, na comparação com o ano anterior. Segundo a CNI, o aumento do emprego no setor reflete um mercado de trabalho aquecido no país, com as taxas de desemprego em níveis historicamente baixos.

No entanto, a utilização da capacidade instalada (UCI) da indústria apresentou uma queda. Em julho, o indicador caiu para 78,2%, o que representa um recuo de 1,6 ponto percentual em relação a julho de 2024. A CNI explica que a diminuição na utilização da capacidade produtiva é reflexo de uma política monetária restritiva, com taxas de juros elevadas, que afeta a concessão de crédito e a demanda de forma geral. Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!