Serviço de atenção domiciliar de Pará de Minas completa 12 anos e celebra trabalho integrado
O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) de Pará de Minas completou 12 anos de atividades com um evento realizado no Teatro Municipal Geraldina Campos de Almeida. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde ontem, 19 de agosto, o fórum teve como tema “Diálogos de ações estratégicas: experiência exitosa no caso sentinela de tuberculose”, com o objetivo de discutir a importância do trabalho humanizado e integrado entre diversos setores do governo.
A coordenadora do SAD, Elisiane Marques, explica que o serviço é parte do programa “Melhor em Casa” e oferece um conjunto completo de cuidados de saúde em domicílio. O atendimento é voltado para pacientes acamados, com dificuldade de locomoção, necessidades contínuas, pacientes pós-cirúrgicos e em cuidados paliativos. A equipe é multiprofissional e busca orientar e apoiar a família e o cuidador, diminuindo a necessidade de internações hospitalares e oferecendo tratamento no ambiente familiar:

Elisiane Marques
elisianesad1
Ações integradas para um tratamento bem-sucedido
Durante o evento, o médico da atenção primária, Alex Carvalho, destacou a importância do trabalho colaborativo entre diferentes setores do governo. Ele citou um caso de tuberculose em uma área de vulnerabilidade social em que os profissionais da saúde, educação e Ministério Público trabalharam juntos para oferecer não só o tratamento da doença, mas também dignidade, amor e respeito à família.
O tratamento da tuberculose é longo e tem efeitos adversos, mas a atuação em conjunto foi fundamental para o sucesso e adesão da família. Alex Carvalho afirmou que o resultado foi impressionante e que a equipe de Pará de Minas serve de exemplo para outras cidades de Minas Gerais:

Alex Carvalho
alexsad1
Funcionamento do SAD
O atendimento do SAD é realizado por uma equipe composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, motoristas e apoio administrativo. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e em regime de plantão nos finais de semana e feriados com técnicos de enfermagem.
Para que um paciente seja atendido pelo SAD, é necessário ser encaminhado por um hospital, unidade de pronto atendimento (UPA) ou equipe de saúde da família. O serviço atende todo o município de Pará de Minas, incluindo a zona rural, e sua estrutura está localizada no terceiro andar do PSF Nossa Senhora da Piedade.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

