Prefeitura faz levantamento em áreas próximas ao aeroporto de Pará de Minas visando à regularização

  
O recente acidente aéreo registrado no Aeroporto Municipal Arnaud Marinho, em Pará de Minas, levantou algumas questões relacionadas a segurança dos moradores vizinhos e das aeronaves.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

Há anos foram construídas casas às margens da pista de pouso e decolagem dos aviões. Alguns proprietários dos imóveis ampliaram a área construída e desrespeitaram alguns limites impostos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).


Para regularizar a situação foi feita uma negociação com o estado e o município conseguiu a construção de um muro para evitar que aumentassem as invasões na área.

Mas, durante o pouso de um pequeno avião de testes houve o choque com um poste de iluminação pública e uma residência vizinha. Com isso uma dúvida pairou especialmente sobre a população paraminense.

O aeródromo, que segundo o Código Brasileiro de Aeronáutica (Lei nº 7.565, de 19 de dezembro de 1986), é toda área destinada a pouso, decolagem e movimentação de aeronaves, sempre é fiscalizado pela ANAC e agora passa por uma vistoria do Corpo de Bombeiros.


De acordo com o procurador Geral do Município, Júlio César de Oliveira, foi realizado um levantamento de todas as propriedades que estão em áreas do município. Vem sendo feito o cadastramento de todos que se encontram nessa situação.

Ele deixa claro que o objetivo do trabalho é identificar todos os imóveis que estão em situação irregular perante a lei e montar um processo de regularização. A meta não é retomar áreas de nenhuma pessoa:


Júlio César de Oliveira
areasirregularesjuliocesar1

A segurança nas condições de decolagem e pouso está sendo preservada em toda a estrutura do Aeroporto Municipal. De acordo com o procurador jurídico apenas alguns incidentes ocorreram e não há motivos para preocupação:

Júlio César de Oliveira
areasirregularesjuliocesar2

O avião ainda é o meio transporte mais seguro do mundo. Mesmo com o intenso tráfego aéreo atualmente as aeronaves são submetidas a uma manutenção rigorosa e os pilotos são devidamente habilitados. Entretanto, acidentes não podem ser descartados e todas as medidas de segurança devem ser tomadas para redução de riscos.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!