Vacina contra o HPV é fundamental na prevenção do câncer de colo do útero e está disponível gratuitamente na rede pública de saúde

A vacinação contra o HPV é uma das ferramentas mais eficazes para prevenir o câncer de colo do útero, entre outras doenças causadas pelo vírus, como os cânceres de vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe. Em Pará de Minas, a Secretaria Municipal de Saúde mantém o imunizante disponível de forma gratuita nas unidades da rede pública, conforme explicou Juliana Viana, responsável pelo setor de imunização do município.
Proteção gratuita na rede pública de saúde
Juliana destacou que a vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) está acessível nas salas de vacinação do município, especialmente para o público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. A vacinação é recomendada para:
Meninas de 9 a 14 anos
Meninos de 11 a 14 anos
Pessoas imunossuprimidas, com indicação médica específica (como pacientes com HIV/AIDS ou em tratamento oncológico)
A vacina está disponível gratuitamente no SUS, e é uma oportunidade que não pode ser desperdiçada. Muitas famílias não sabem, mas fora da rede pública, esse imunizante custa caro em clínicas particulares, com valores que chegam a centenas de reais por dose, alertou Juliana Viana:
Juliana Viana
Vacina previne doenças sérias e salva vidas
Segundo ela, apesar de ser uma vacina com eficácia comprovada e capaz de evitar casos graves de câncer no futuro, a adesão ainda é baixa em muitas cidades por falta de informação ou receio infundado.
A profissional de saúde ainda explicou que o esquema vacinal é simples: duas doses para o público-alvo, com intervalo de seis meses entre elas. Para os imunossuprimidos, são indicadas três doses:
Juliana Viana
Cuidado com a saúde começa na infância e na adolescência
Juliana Viana conclui lembrando que prevenir é sempre melhor do que remediar. Ressalta que a vacina contra o HPV é um ato de amor, de cuidado com o futuro dos nossos filhos. É um direito garantido pelo SUS e uma proteção valiosa contra doenças que podem comprometer a qualidade de vida, finalizou.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.