Incra entrega contratos de cessão de uso aos agricultores familiares da comunidade Ismene Mendes em Tavares de Minas
A entrega foi realizada por representantes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que é uma autarquia federal, com a missão prioritária de executar a reforma agrária e realizar o ordenamento fundiário nacional.
Juntamente com a equipe da Prefeitura de Pará de Minas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, os servidores do Incra estiveram na sexta-feira, 16 de dezembro, no assentamento de agricultores familiares Ismene Mendes, localizado na região do Distrito de Tavares de Minas, área rural do Município de Pará de Minas.
Na ocasião entregaram os contratos de cessão de uso a famílias residentes na comunidade. Entre outros benefícios para os agricultores, o documento permite o acesso a diversos benefícios governamentais, como afirma o superintendente regional do Incra em Minas Gerais, Batmaisterson Schmidt:
Batmaisterson Schmidt
incrabatmaisterson1
Aparecido Luiz de Araújo, coordenador do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) Augusto de Oliveira Duarte, revela que esta conquista é o resultado de muita luta ao longo de oito anos pelos direitos sociais daquelas famílias. Lembra que no princípio do assentamento, elas sofreram com a discriminação, pois muitos acreditavam que os moradores não tinham direito de ocupar as terras:
Aparecido Luiz de Araújo
incracido1
Fernando Ramos, um dos moradores do assentamento de agricultores familiares Ismene Mendes, afirma que este momento é de muita alegria para a comunidade. Destaca que o documento poderá abrir muitas portas para os agricultores:
Fernando Ramos
ingrafernando1
Os representes da Superintendência Regional do Incra em Minas Gerais entregaram o Contato de Cessão de Uso (CCU) para 20 beneficiários do assentamento de agricultores familiares Ismene Mendes, localizado na região do Distrito de Tavares de Minas, área rural do Município de Pará de Minas.
Sobre Ismene Mendes
O nome da comunidade é uma homenagem a Ismene Mendes, natural do Município de Patrocínio, em Minas Gerais. Ela nas nasceu em 1956 e foi morreu no ano de 1985.
De acordo com informações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Ismene Mendes foi assassinada em 1985, deixando um legado na história de luta pelo povo. Ela era advogada e fez muito pela região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Ainda segundo o MST, após ser atraída para uma emboscada, Ismene foi assassinada, e o processo sobre o crime tramita na Comissão da Verdade em busca de justiça, sendo uma lembrança da importância de lutar e combater a violência contra a mulher.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.