Saúde de Pará de Minas retoma controle de serviços após processo de terceirização do setor, diz secretário

A Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas apresentou, em audiência pública na segunda-feira (18), o primeiro Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de 2025. Durante o evento, realizado na Câmara Municipal e que contou com a participação de vereadores, o secretário Gilberto Denoziro Valadares da Silva detalhou a complexa tarefa de reverter o processo de terceirização que a pasta enfrentou nos últimos anos.

Fim da terceirização: um desafio para a gestão da saúde
O secretário Gilberto Denoziro Valadares da Silva explicou que o processo de terceirização fez com que a secretaria passasse a gerenciar indiretamente uma grande parte de suas obrigações. Ele mencionou, por exemplo, que muitos equipamentos da UPA 24h e de sete Unidades Básicas de Saúde (UBS) eram alugados. Segundo ele, o objetivo da gestão atual é diminuir ao máximo as terceirizações para que a Secretaria Municipal de Saúde retome a coordenação direta do atendimento médico à população.

O secretário destacou que a equipe da prefeitura tem se empenhado em trazer de volta para a gestão municipal o controle da prestação dos serviços e do gerenciamento dos custos.

Custos e manutenção dos serviços essenciais
Gilberto Denoziro também revelou que a secretaria enfrenta um desafio financeiro: paga cerca de R$ 1 milhão por mês para quitar dívidas deixadas pela gestão anterior, relativas ao ano de 2024. Apesar disso, ele garantiu que a prestação de serviços não foi comprometida. A apresentação comparativa mostrou que, mesmo com a necessidade de reduzir custos e pagar dívidas antigas, a secretaria conseguiu manter os serviços e, em alguns casos, até mesmo aumentá-los:

Reprodução/YouTube/Câmara Municipal de Pará de Minas

Gilberto Denoziro Valadares da Silva

Vm
P

A audiência, que também foi conduzida por Cristiane Paulino, Referência Técnica de Planejamento e Gestão em Saúde, cumpriu o que determina a Lei Complementar nº 141/2012 e serviu como um espaço para os vereadores e a população esclarecerem dúvidas, fazerem questionamentos e apresentarem sugestões para o aprimoramento dos serviços públicos de saúde no município.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!