Pagamento do IPTU foi adiado, mas paraminenses que querem pagar enfrentam problemas com a data da guia

No início de março a Prefeitura de Pará de Minas começou a distribuir as guias do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente a 2020.  O aumento médio foi de 18%, o que revoltou muitos paraminenses que não veem melhorias nos bairros e garantem que o Município não investe o valor em infraestrutura.

O imposto começaria a vencer no dia 9 de abril, mas dias antes, o vereador Marcus Vinícius Rios Faria (MDB) encaminhou ofício à prefeitura solicitando adiamento do pagamento e descontos, já que o país vive um momento de crises devido o novo coronavírus.

No mesmo dia o prefeito Elias Diniz (PSD) decretou estado de calamidade público devido a COVID-19 e adiou o pagamento do IPTU.  Mas a mudança não agradou os contribuintes já que a data foi alterada do dia 9 para 29 de abril, e do dia 10 para 30 de abril. Os meses seguintes continuam com data do pagamento inalterada.

Com a mudança outra reclamação. O Portal GRNEWS recebeu queixas de contribuintes que foram pagar o IPTU antes da nova data de vencimento. Ao chegar ao caixa eletrônico do banco, o sistema não reconheceu a guia. O cidadão teve que retornar à sua casa, tirar a segunda via do imposto no site da Prefeitura e só então conseguiu pagar.

Nestes casos, muitos contribuintes tem acesso a um computador com internet e impressora, mas muitas famílias paraminenses não tem esta tecnologia disponível em casa. Por isso o Portal GRNEWS solicitou esclarecimentos à Prefeitura, pois nem todos conseguirão tirar segunda via. Sem contar que a sede do Executivo está fechada, o que inviabiliza a obtenção de um novo documento.

A assessoria de comunicação da Prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Gestão Fazendária já estava ciente da possibilidade deste problema acontecer. Por isso, “após a prorrogação do prazo para pagamento da primeira parcela do IPTU, entrou em contato com todas as agências bancárias de Pará de Minas, solicitando adequações em seus sistemas para aceitação do pagamento das guias emitidas anteriormente, com datas de vencimento em 9 ou 10 de abril, conforme as letras iniciais do contribuinte”.

Mas nem todos os sistemas estão preparados para este pagamento adiantado. Ainda segundo a assessoria, “por enquanto, a Caixa Econômica Federal, incluindo os serviços oferecidos pelo aplicativo da instituição, está aceitando os pagamentos normalmente, até os dias 29 e 30 deste mês, de acordo com as iniciais do contribuinte. O mesmo vale para todas as casas lotéricas da cidade, onde têm sido registrados pagamentos do tributo”.

Caso o contribuinte queira evitar o problema pode antes emitir a segunda via do IPTU no site da Prefeitura de Pará de Minas.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!