Poços artesianos ainda não recuperaram vazão ideal para abastecer a zona rural de Pará de Minas
Conforme divulgado pela Concessionária Águas de Pará de Minas, o serviço de cadastramento e de instalação dos hidrômetros já vem sendo feito no distrito de Torneiros. Os moradores já começaram a pagar pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto.
Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter
Na maioria dos distritos e povoados o serviço continua sendo prestado pela prefeitura. No ano passado a zona rural também sofreu com a falta d’água e o sistema de racionamento também foi implantado.
O maior problema é que os lençóis freáticos não recuperaram a vazão devido às fortes chuvas que caem e escorrem. Nesse caso o ideal seria a precipitação de pouca água e de forma contínua, o que é absolvido pelo solo.
Segundo o secretário municipal de Meio Ambiente, Agronegócio e Desenvolvimento Rural, Ramon Diniz Faria, as últimas chuvas amenizaram a situação, mas a vazão ainda não é satisfatória.
Ele ressalta que a cobrança pelo abastecimento faz muitos consumidores reduzirem o gasto de água e isso ajuda a evitar o desperdício. Ramon Diniz Faria disse ainda que o serviço está sendo assumido pela Concessionária Águas de Pará de Minas gradativamente:
Ramon Diniz Faria
ramdin_abstr1
O secretário municipal de Meio Ambiente, Agronegócio e Desenvolvimento Rural explica que o contrato assinado com a concessionária prevê um prazo para que o serviço seja prestado na zona rural e este processo está adiantado:
Ramon Diniz Faria
ramdin_abstr2
A Concessionária Águas de Pará de Minas vem cumprindo as exigências previstas em contrato e atendendo as diretrizes do Plano Municipal de Saneamento Básico aprovado pela Câmara Municipal durante a histórica crise hídrica.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.