Defesa Civil monitora 35 barragens urbanas em Pará de Minas, mas período de transição de fenômenos climáticos preocupa
O alerta é da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) de Pará de Minas. O órgão vem realizando diversas ações preventivas para minimizar possíveis problemas durante a ocorrência de temporais no município.
Uma das ações realizadas pela Prefeitura de Pará de Minas para evitar alagamentos em diversos pontos da cidade durante as chuvas mais intensas, foi a construção de lagoas para segurar as águas das chuvas.
Uma delas foi construída no Bairro Senador Valadares com capacidade para armazenar 70 milhões de litros de água. Esta obra já se mostrou eficaz durante temporais, retendo a água e evitando alagamentos que eram comuns em um trecho da Avenida Presidente Vargas.
Mas, para que tudo transcorra da melhor forma, é preciso monitoramento constante. Neste contexto, o coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil, Edson Cecílio da Silva, afirma que foram detectadas em Pará de Minas 35 barragens urbanas, sendo que em 16 barramentos foi possível fazer o controle da água dos reservatórios:
Edson Cecílio da Silva
edsonlagoas1
Edson Cecílio da Silva acrescenta que nossa região está em período de transição climática do fenômeno La Niña para o El Niño, o que significa grande volume pluviométrico de chuvas caindo em pontos localizados e em curto espaço de tempo, o que pode trazer muitos danos. Cita que é muito difícil prever os efeitos dos fenômenos da natureza, mas que Pará de Minas está preparada para eventos considerados dentro da normalidade:
Edson Cecílio da Silva
edsonlagoas2
Apesar de muitos fenômenos da natureza serem imprevisíveis, as informações repassadas com antecedência pelo serviço de meteorologia são fundamentais para que todos se previnam de possíveis tempestades, comuns na região de Pará de Minas, entre os meses de outubro e março.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.