Casos confirmados e mortes aumentam no Brasil e secretário de Saúde diz que não dá para vacilar com a Covid-19
Desde o início da vacinação contra a Covid-19 o número de casos confirmados e mortes pela doença havia registrado redução drástica. Porém, muitos insistem em não tomar as doses de reforço das vacinas ou a primeira dose. Com isso ocorre nova elevação de casos e mortes causadas pelo novo coronavírus.
A circulação de novas variantes também tem influência direta neste cenário preocupante em todo o Brasil, principalmente para as pessoas que ainda não estão vacinadas contra a Covid-19. Os imunizantes estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde.
Para se ter ideia quanto aos números que estavam muito baixos até pouco tempo, somente na quinta, sexta e sábado, dias 15, 16 e 17 de dezembro, respectivamente, os números registraram crescimento expressivo.
Somados os três dias, de acordo com dados do Ministério da Saúde já publicados pelo Portal GRNEWS, foram mais de 135,4 mil novos casos confirmados e mais 527 mortes por Covid-19 no Brasil. Esses números podem ser ainda maiores, se considerarmos que aos sábados a maioria dos laboratórios não registram os dados relativos a doença.
No balanço geral, até a noite de sábado, 17 de dezembro, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia no país somava quase 36 milhões. Já o número total de mortes por Covid-19 se aproxima de 692 mil, desde o início da pandemia. Ainda havia 3.191 mortes em investigação.
De olho cenário, o secretário municipal de Saúde de Pará de Minas, Wagner Magesty, afirma que não dá para vacilar com a Covid-19. Lembra que em dezembro de 2021 o município teve cerca de 600 casos, mas em janeiro de 2022 esse número saltou para 4.500 casos. Informa ainda que um medicamento deve ser usado no município para tratar a doença:
Wagner Magesty
wagnercovid1
Wagner Magesty também confirma que nesta escalada recente do aumento de casos de Covid-19 em todo o Brasil, em Pará de Mias não diferente. Cita que a procura por testes aumentou, e alerta que as pessoas têm buscado esse atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), que não é o local mais apropriado:
Wagner Magesty
wagnercovid2
O Portal GRNEWS teve acesso ao mais recente boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na sexta-feira, 16 de dezembro, sobre o cenário da doença em Pará de Minas.
Até esta data o município registrou desde o início da pandemia de Covid-19, o total de 17.135 casos confirmados, dos quais 16.467 estão recuperados. Outros 364 que testaram positivo para o novo coronavírus estão em acompanhamento em casa e uma pessoa estava internada. Até 16 de dezembro de 2022, o novo coronavírus causou a morte de 303 pessoas em Pará de Minas.
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.