Clima em Pará de Minas se assemelha ao de deserto e todo cuidado com a respiração é pouco, diz otorrinolaringologista

GRNEWS nas Redes Sociais Facebook Twitter YouTubeWhatsApp WhatsApp

O tempo seco ajuda a potencializar doenças respiratórias. Quem já as possui, com as temperaturas altas e a baixa umidade relativa do ar, a situação piora e o jeito é procurar os consultórios médicos.

Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) o ideal é que a umidade do ar esteja entre 50 e 80%, porém, nesta época do ano, gira em torno de 30%, o que faz aumentar as crises respiratórias.

Além do ar já poluído, as vias aéreas ficam mais ressecadas intensificando os problemas. Este ressecamento pode até causar sangramento no nariz, o que assusta muita gente.

O médico especialista em Otorrinolaringologia Jayson Peixoto Machado, disse a reportagem do Portal GRNEWS que além da baixa umidade relativa do ar, os paraminenses vêm colhendo os frutos das queimadas recentes, o que impacta seriamente na respiração. No consultório dele aumentou o número de casos de rinites alérgicas, asmas e até sinusites:

Jayson Peixoto Machado
jaysonpeixotodoenc1

O especialista está preocupado com a quantidade de queimadas registradas em Pará de Minas nos últimos meses. Foram dezenas de focos de incêndio em todo o entorno da cidade e isso refletiu diretamente na respiração das pessoas, pois o ar ficou poluído por vários dias. Ele também dá dicas para melhorar a respiração:

Jayson Peixoto Machado
jaysonpeixotodoenc2


Pede ainda conscientização de toda a comunidade em relação às queimadas. Para o médico, as autoridades já sabem onde acontecerão os incêndios em Pará de Minas, afinal todo ano pega fogo no mesmo lugar. Por isso ele pede mais empenho e fiscalização de todos os órgãos:

Jayson Peixoto Machado
jaysonpeixotodoenc3

Cita ainda que com os novos loteamentos, é preciso criar um planejamento em relação ao plantio de árvores e até mesmo a criação de parques ecológicos.  Quanto ao Parque do Bariri e o Bariri 2, é necessário um mapeamento:

Jayson Peixoto Machado
jaysonpeixotodoenc4

O poder público será essencial, segundo o otorrinolaringologista, para criar leis, fiscalizar e aplica-las:

Jayson Peixoto Machado
jaysonpeixotodoenc5

Além das dicas dadas por Jayson Peixoto Machado, é importante também se hidratar com frequência. É que a desidratação pode causar, além de outros problemas de saúde, maior risco de trombose e sobrecarga do coração, pois o órgão se vê obrigado a trabalhar mais depressa.

No quarto é interessante também colocar panos molhados ou baldes para arejar o ambiente, evitar grandes aglomerações de pessoas, manter a casa limpa e evitar materiais e equipamentos que acumulem poeira, como carpetes, cortinas e brinquedos de pelúcia.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

Don`t copy text!