Com aumento de casos de COVID-19, municípios da região mantém medidas de prevenção e fiscalização

A situação do novo coronavírus é preocupante, visto que nas últimas semanas os números cresceram rapidamente em todo o país. Na região Centro-Oeste mineira não é diferente e há cidades que estão quase com ocupação máxima de leitos.

Pará de Minas restringiu o funcionamento de alguns setores visando diminuir os números da COVID-19. Na região várias ações também são realizadas.


Pitangui

Pitangui já registrou, desde o início da pandemia, 1.564 casos suspeitos da doença. Até agora 438 foram confirmados e nove óbitos foram registrados. A cidade aderiu ao Minas Consciente em 7 de agosto de 2020 e está na Onda Amarela pela macrorregião e na Verde pela micro. No site da Prefeitura de Pitangui não há informações sobre novo decreto. O último publicado no Portal da Transparência é datado de outubro.

Em conversa com a secretária Municipal de Saúde Juliana Severino, ela não soube informar à reportagem do Portal GRNEWS em qual onda o município decidiu se adequar e nem tem informações a respeito do decreto em vigência.

Ela apenas garantiu que por lá o comércio funciona normalmente seguindo as recomendações das autoridades internacionais de saúde.


Papagaios

Papagaios tem 53 casos suspeitos, 259 confirmados e dois óbitos desde o início da pandemia. Dados atualizados na quarta-feira, 16 de dezembro, pela Secretaria de Saúde do município, mostram que a maioria dos casos confirmados foi em mulheres. Atualmente 11 pessoas estão em isolamento domiciliar.

A cidade aderiu ao Minas Consciente em julho e pelo plano está enquadrada na macrorregião Centro e na micro de Sete Lagoas. Portanto pela macro está na Onda Amarela e pela microrregião na Vermelha. O município segue, segundo a Prefeitura, a macrorregião e o comércio está funcionando como o de Pará de Minas. Quase tudo aberto e seguindo medidas sanitárias de prevenção. Os bares também funcionam normalmente mas com distanciamento, uso de máscaras e higienização.

Prefeitura de Maravilhas / Reprodução

Maravilhas
Maravilhas está enquadrada nas mesmas regiões de Papagaios, portanto pela macrorregião na Onda Amarela e pela micro na Vermelha. O município autorizou bares a funcionar apenas por delivery. Já o comércio em geral, como roupas, calçados e presentes, funciona normalmente seguindo as recomendações de distanciamento e uso de máscaras. Eventos estão cancelados.

Maravilhas tem 137 casos confirmados de COVID-19 e uma pessoa morreu em decorrência da doença.

Prefeitura de Pequi / Reprodução

Pequi
A cidade de Pequi tem 44 casos confirmados desde o início da pandemia. Destes, 43 se curaram da doença e um óbito foi registrado. Na Onda Verde do Minas Consciente, o município mantém abertos comércio e bares, desde que seguindo as medidas de prevenção. O boletim epidemiológico é divulgado diariamente para que a população tenha consciência da situação do novo coronavírus.

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e também membros do grupo de bombeiros civis da cidade atuam nas filas de bancos, supermercados e lotéricas orientando a população a evitar aglomerações e manter uso de máscaras e higienização. Além disso campanhas também são realizadas.


Onça de Pitangui

Onça de Pitangui registrou, desde o início da pandemia, 26 casos confirmados e nenhum óbito. O comércio na cidade está funcionando normalmente já que pela microrregião o município está enquadrado na Onda Verde. Mas todos devem seguir as medidas de prevenção a COVID-19 como distanciamento social, limitação de pessoas em espaços fechados, higienização e uso de máscaras.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!