Enem 2025 reúne 70% dos inscritos e anuncia novidades para o futuro

Mais de 70% dos participantes confirmados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 compareceram aos dois dias de aplicação das provas, realizadas em 9 e 16 de novembro. O número, que se assemelha aos anos anteriores, foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a partir de um balanço preliminar. No total, o exame teve mais de 4,81 milhões de inscritos confirmados.

A abstenção registrada apenas no primeiro dia de provas, em 9 de novembro, ficou em 27%. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o balanço durante uma coletiva de imprensa, reforçando que os dados definitivos serão conhecidos em janeiro de 2026, junto com o resultado final do exame.

Próximos passos e datas importantes
O Inep se prepara para divulgar o gabarito oficial do segundo dia de provas nesta quinta-feira, 20 de novembro. Em janeiro de 2026, os estudantes poderão acessar o resultado final.

Para os candidatos que foram afetados por questões logísticas, desastres naturais, ou doenças infectocontagiosas e perderam um ou os dois dias de prova, o prazo para solicitar a reaplicação do exame se inicia nesta segunda-feira (17) e vai até as 12h da próxima sexta-feira (21), no horário de Brasília. A solicitação deve ser feita pela Página do Participante do Inep, utilizando o login Gov.br.

O Inep irá analisar os pedidos individualmente e, se aceitos, as provas serão reaplicadas nos dias 16 e 17 de dezembro.

Exceção no calendário: Em função da realização da COP30, os candidatos de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, terão a prova aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

Mudanças e inovações no horizonte do Enem
O ministro Camilo Santana também anunciou mudanças significativas para as próximas edições do exame. A partir de 2026, o governo passará a utilizar o Enem para a avaliação da qualidade do ensino médio, substituindo o foco atual do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Segundo o ministro e o presidente do Inep, Manuel Palacios, essa estratégia visa aproveitar a dedicação máxima dos estudantes ao Enem, que é a principal porta de acesso à universidade. O objetivo é obter um resultado mais fidedigno e eficiente sobre o desempenho dos alunos na conclusão da educação básica. O Inep já realizou os estudos necessários para a implementação dessa nova metodologia.

Outra novidade é a solicitação do Ministério da Educação (MEC) para que o Inep estude a aplicação do Enem de 2026 em português, em capitais de três países do Mercosul: Buenos Aires (Argentina), Assunção (Paraguai) e Montevidéu (Uruguai). O estudo avalia a possibilidade de usar o modelo digital para atender brasileiros e estrangeiros nessas localidades, com previsão de conclusão até o final de março de 2026.

Aplicação e certificação
O Enem 2025 foi finalizado sem ocorrências significativas no geral. No entanto, cerca de 1,7 mil candidatos foram eliminados por condutas inadequadas. Devido a um tiroteio no Rio de Janeiro, os inscritos de um local de prova em Acari terão a prova reaplicada em 17 de dezembro.

Pela primeira vez, todas as cerca de 165 mil salas de prova foram equipadas com detector de metais para coibir fraudes. O exame também inovou com a adoção da metodologia testlet – que agrupa questões em torno de um mesmo texto – para aprimorar a avaliação do letramento dos participantes.

O ministro da Educação também celebrou o retorno da certificação de conclusão do ensino médio para candidatos maiores de 18 anos, com cerca de 100 mil inscritos indicando essa intenção. O exame também oferece um incentivo adicional de R$ 200, em parcela única, para concluintes do ensino médio que fazem parte do programa Pé-de-Meia e participaram dos dois dias de prova.

As notas do Enem continuam sendo usadas para:
Acesso a universidades públicas

Concorrência a bolsas em universidades privadas

Obtenção de crédito estudantil

Ingresso em faculdades sem vestibular

Estudar em Portugal

Autoavaliação para treineiros

Certificação de conclusão do ensino médio
Com informações da Agência Brasil

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!