GRNEWS TV: Agosto Lilás alerta para o aumento da violência contra mulheres no Brasil
Durante participação no videocast Papo com Geraldo Rodrigues, apresentado de segunda a sexta-feira, a partir das 13 horas, pelo canal GRNEWS no YouTube, Andréa Moreira, psicóloga e presidente da Associação Por Elas, abordou a campanha Agosto Lilás e a conscientização sobre o combate a violência contra as mulheres.
Campanha chama atenção para feminicídios
A campanha Agosto Lilás reforça a necessidade urgente de combater a violência contra mulheres, trazendo à tona casos chocantes que estampam o noticiário. Recentemente, um episódio em Natal (RN) mobilizou o país, onde uma mulher foi brutalmente agredida dentro de um elevador pelo namorado, que desferiu cerca de 60 socos no rosto da vítima. O ataque, registrado pelas câmeras, mostra a gravidade da violência de gênero que persiste em nossa sociedade, muitas vezes motivada pelo sentimento de posse e objetificação histórica das mulheres.
Dados alarmantes exigem visibilidade
De acordo com Andréa Moreira, presidente da Associação Por Elas, falar sobre violência pode causar desconforto, mas é necessário para quebrar o ciclo de invisibilidade. Os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgados em junho, revelam números assustadores sobre feminicídios e agressões. Ignorar essas estatísticas seria manter o problema escondido, enquanto expor a realidade ajuda a provocar mudanças sociais e políticas.
Lei Maria da Penha e desafios atuais
Mesmo após 19 anos da Lei Maria da Penha, ainda há lacunas na aplicação e fiscalização da norma. Para Andreia, campanhas como o Agosto Lilás iluminam esses “fantasmas sociais” e estimulam denúncias e debates. O objetivo é conscientizar e educar a sociedade para que casos como o recente em Natal não continuem se repetindo.
Assista, deixe o like e se inscreva no canal GRNEWS TV no YouTube:
Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.


