Decretada Situação de Emergência em Saúde Pública em Pará de Minas devido a casos suspeitos do Covid-19

O aumento crescente de casos suspeitos e confirmados do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, os gestores públicos municipais tem avaliado medidas e ações para conter o avanço da doença no país. Até a tarde desta terça-feira, 17 de março, o Ministério da Saúde confirma 290 casos no Brasil. A primeira morte causada por Covid-19 também foi confirmada hoje em São Paulo. A vítima é um homem de 62 que tinha outros problemas de saúde relacionados a hipertensão e diabetes.

Em Pará de Minas, desde a sexta-feira, 13 de março, o prefeito Elias Diniz (PSD) está realizando reuniões frequentes com o secretariado para analisar o que pode ser feito na cidade. No sábado (14) o encontro foi com representantes de igrejas de várias denominações religiosas, onde algumas ações foram repassadas, incluindo evitar grandes aglomerações de pessoas. No final da tarde de segunda-feira (16) o prefeito e o secretário Municipal de Saúde Wagner Magesty estiveram no Plenarinho da Câmara e repassaram as principais medidas aos vereadores. O Legislativo também já tomou providências.

Na manhã de terça-feira (17) o encontro foi no auditório da FAPAM onde o prefeito e toda sua equipe repassaram a vários setores da sociedade as medidas tomadas em Pará de Minas. Inclusive foi entregue aos participantes o Decreto nº 11.035 que declara Situação de Emergência em Saúde Pública em Pará de Minas por causa do novo coronavírus.

No decreto, que teve manifestação favorável da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), estão especificadas as principais medidas a serem tomadas a partir de agora.

Entre elas a exigência de ônibus, táxis, mototaxis e transportes privados via aplicativos, disponibilizarem aos usuários os meios de higienização necessários, como álcool gel.

Está também proibida realização de qualquer evento público ou privado com mais de 100 pessoas, seja em local aberto ou fechado. O Município não emitirá nenhum alvará para eventos neste período.

As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) também terão as aulas suspensas a partir desta quarta-feira, 18 de março.

Além disso, o Município pode dispensar licitação para adquirir bens, serviços e insumos de saúde destinados ao enfrentamento do novo coronavírus.

Segundo o prefeito Elias Diniz, que assinou o decreto na tarde de segunda-feira (16), todas ações serão intensificadas no combate a este novo vírus:

Elias Diniz
eliasdinizmedcor1


A diretoria do Museu Histórico de Pará de Minas também enviou nota informando o cancelamento de eventos que aconteceriam nos próximos dias. na quinta-feira, 19 de março, aconteceria mais uma edição do Quinta no Museu com show de Paulo Vicente e Banda; e na sexta-feira, 20, Ângela Xavier lançaria o livro A Chave de Ouro. Os eventos ainda não tem data para serem realizados.

A Girus também já cancelou o show de sábado, 21 de março, onde se apresentaria na casa a dupla Israel e Rodolfo. O show foi remarcado para 22 de agosto.

As faculdades da região também já suspenderam as aulas. Na FAPAM um comunicado informou a suspensão das atividades presenciais entre quarta-feira, 18 de março, e domingo, 22. A Universidade de Itaúna suspendeu as aulas a partir desta terça, 17. A Universidade Federal de Viçosa também cancelou as aulas desde segunda-feira (16) nos três campi: Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC) também adotou novas medidas de visitação a pacientes da entidade.

O 69º Grupo Escoteiro José Ildeu Gramiscelli, seguindo orientações de autoridades de saúde, suspendeu todas as atividades em grupo até o dia 31 de março.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!