Defesa Civil amplia alcance no Nordeste e testa sistema de alerta nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou, no sábado, 14 de junho, da ativação do inovador sistema Defesa Civil Alerta, em um evento realizado no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), em Brasília. Este novo recurso de segurança pública enviou uma mensagem de teste para telefones celulares em 36 municípios de todos os estados do Nordeste, marcando o início da fase de testes na região. A operação oficial do sistema no Nordeste está agendada para a próxima quarta-feira, 18 de junho.
Durante a simulação, a mensagem exibida nas telas dos celulares foi: “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Para mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta.”
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, relembrou que o Defesa Civil Alerta já foi disponibilizado para os estados do Sul e Sudeste no final do ano passado. “Desde o início do ano, a Defesa Civil Nacional treinou, capacitou, instruiu, habilitou e certificou os nove estados do Nordeste”, afirmou o ministro, acrescentando que os estados das regiões Norte e Centro-Oeste estão passando por um processo semelhante. A expectativa é que, até o final de 2025, o sistema esteja totalmente implementado em todo o território nacional.
O presidente Lula enfatizou a importância da orientação em momentos de crise: “Muitas vezes, as pessoas ficam sem nenhuma informação. A gente fica totalmente perdido, não sabe para onde vai, para onde levar as coisas. E todo mundo está fugindo. Por isso a orientação é boa. Porque, se tem um desespero e as pessoas saem sem orientação, essa saída de forma desordenada complica mais do que ajuda”, avaliou. No evento, Lula também defendeu a necessidade de uma “defesa civil profissional” em todas as cidades, com equipes preparadas para lidar com emergências.
Como funciona o novo alerta e a lista de municípios participantes
Segundo Waldez Góes, a mensagem de emergência enviada pelo sistema Defesa Civil Alerta aparecerá sobreposta ao conteúdo exibido no celular, acompanhada de um som de alerta que tocará mesmo em aparelhos no modo silencioso. O aviso será direcionado a todos os dispositivos compatíveis localizados na área de cobertura, sem a necessidade de qualquer cadastro prévio por parte do usuário.
O ministro ressaltou que os eventos climáticos extremos têm se tornado mais frequentes e intensos nos últimos anos, o que impõe desafios crescentes às políticas públicas.
Confira os municípios nordestinos que participaram da simulação do sistema neste sábado:
Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar e São Luís do Quitunde;
Bahia: Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista e Santa Cruz Cabrália;
Ceará: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia e Uruburetama;
Maranhão: São Luís, Paço do Lumiar, Trizidela do Vale e Imperatriz;
Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba e Coremas;
Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru e Ipojuca;
Piauí: Teresina, Urucuí, Picos e Esperantina;
Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Extremoz;
Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância e Lagarto.
Com informações da Agência Brasil