Implantado moderno sistema automatizado de abastecimento para celebrar 3 anos da Águas de Pará de Minas


No dia 17 de abril de 2015 ocorreu um marco na história de Pará de Minas. Depois de quase 40 anos a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA) deixava de ser a responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto do município.

Curta a página do Portal GRNEWS no Facebook Siga o Portal GRNEWS no twitter

O então prefeito Antônio Júlio de Faria (MDB) não renovou o contrato com a estatal e publicou o edital de licitação do serviço. O Grupo Águas do Brasil venceu o certame e assinou o contrato de 35 anos com o poder público.

A população paraminense sofria com a falta d’água e a cidade virou um verdadeiro caos. Alguns bairros chegaram a ficar até 25 dias sem abastecimento, gerando muitos transtornos em residências e empresas.

Foi decretado estado de calamidade pública no município e a nova concessionária assumia um grande desafio. Foram investidos milhões de reais na construção de uma rede adutora de 28 quilômetros.


A tubulação liga a Estação de Tratamento de Água (ETA) no alto do bairro Nossa Senhora das Graças ao rio Paraopeba, na região do distrito de Córrego do Barro. Só com a conclusão da obra que o problema da seca foi superado.

A Águas de Pará de Minas executou o projeto em menos de seis meses. E desde o início de outubro de 2015 não faltou mais água na torneira da população e o sentimento foi de alívio. Mesmo com a estiagem nos anos seguintes, o abastecimento foi mantido.

Nesta terça-feira, 17 de abril, a concessionária comemora 3 anos de funcionamento no município. Depois de muito trabalho, planejamento e investimentos, os resultados continuam sendo excelentes.


A expectativa é de que o abastecimento de água e o tratamento de esgoto sejam modernizados cada vez mais durante os próximos anos. Tudo para garantir água de qualidade para a população.

De acordo com Thiago Contage Damaceno, superintendente da Águas de Pará de Minas, foi terminada recentemente a fase de implantação de um moderno sistema de automação na rede do Sistema do Rio Paraopeba.

Os equipamentos estão todos interligados e são acionados pelo operador que supervisiona o abastecimento de água da cidade diretamente de uma sala de operações, na sede da concessionária que fica às margens da MG-431:


Thiago Contage Damaceno
automacaodarededeaguathiagocontage

O sistema automatizado da Águas de Pará de Minas também registra vazamentos na rede, pressurização e quantidade de água em reservatórios. Os dados são controlados por um programa computadorizado de alta precisão.

Portal GRNEWS © Todos os direitos reservados.

PUBLICIDADE
[wp_bannerize_pro id="valenoticias"]
Don`t copy text!